Fale Conosco

6 de julho de 2017

Aesa e ANA se reúnem para discutir uso da água do Rio Paraíba



A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) realiza, nesta sexta-feira (7), juntamente com a Agência Nacional de Águas (ANA), reunião para debater a situação do Rio Paraíba e o Programa de Integração do Rio São Francisco – PISF/Boqueirão e as restrições de uso da água.

A reunião vai acontecer na Colônia de Pescadores, no Acampamento do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), em Boqueirão, às 15h, e será aberta para a população em geral.

O presidente da Aesa, João Fernandes, destaca a importância do encontro. “O objetivo é dar resposta às demandas apresentadas no dia 28 de abril e anunciar a consolidação das restrições no uso da água do açude nesta fase de pré-operação da transposição do Rio São Francisco. Já é de conhecimento do público que a utilização da água para a irrigação está suspensa e o Governo do Estado está providenciando uma resolução que diz o que pode e o que não pode fazer com a água, já que nós temos o compromisso de priorizar ao consumo urbano do Cariri e a região de Campina Grande”, explicou.

O Rio Paraíba se encontra, nos últimos 15 dias, perenizado com uma vazão reduzida de 4 m³/s. O Governo da Paraíba já está realizando as manutenções para aumentar a vazão para 9 m³/s.