Fale Conosco

9 de setembro de 2015

Aesa divulga representantes eleitos no Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte



Representantes das prefeituras de Mataraca, Marcação, Serraria e Solânea venceram as eleições para representantes do poder público municipal no Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. O resultado do pleito foi divulgado nesta quarta-feira (9) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e está disponível no site www.aesa.pb.gov.br.

Além dos quatro representantes do poder público, foram eleitos dez usuários de água bruta e oito integrantes da sociedade civil. Eles foram escolhidos na semana passada durante a plenária realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), em Guarabira. No próximo dia 29, será realizado o pleito da diretoria colegiada e a cerimônia de posse.

Os membros eleitos são responsáveis, entre outras coisas, pela fiscalização e gerenciamento das águas das bacias dos rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri. A área de atuação do comitê abrange 51 municípios. “Estamos fazendo um trabalho de mobilização social nestas cidades para fortalecer a atuação do comitê. É no funcionamento deste ‘Parlamento das Águas’ que todos os representantes de entidades e governos podem definir ações favoráveis à bacia, cidade ou região, além de discutir e manifestar suas opiniões”, destacou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

As bacias hidrográficas do Litoral Norte englobam a área de 4.596,04 km², correspondendo a 8,1% do território estadual, com cerca de 500 mil habitantes. Têm como principais cursos d’água os rios Mamanguape, Miriri, e Camaratuba, que dão nome às bacias. Estas bacias possuem conflitos socioambientais como atividades extrativistas e alto índice de assoreamento dos rios.

Os municípios onde o comitê do Litoral Norte atua são: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Algodão de Jandaíra, Araçagi, Arara, Areia, Areial, Baía da Traição, Bananeiras, Borborema, Belém, Capim, Casserengue, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Duas Estradas, Esperança, Guarabira, Itapororoca, Jacaraú, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Mulungu, Mataraca, Pedro Régis, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pocinhos, Puxinanã, Remígio, Rio Tinto, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serraria, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho, Solânea, Santa Rita e Sapé.