Fale Conosco

16 de agosto de 2015

Aesa discute uso sustentável da água no Conselho Nacional de Recursos Hídricos



Especialistas em recursos hídricos de todo país se reunirão nesta segunda-feira (17), em Brasília, para discutir o uso sustentável da água e o Governo do Estado será representado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Os debates acontecerão durante o encontro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), no prédio do Ministério do Meio Ambiente.

O encontro se estenderá até a quinta-feira (20) com a realização de várias mesas-redondas. Na segunda e terça-feira (18), a pauta de discussões será dominada pelo tema Águas Subterrâneas. “Vamos trocar experiências sobre as técnicas utilizadas na obtenção de dados necessários para estudos hidrológicos, sobre manejo e conservação dos recursos hídricos e sobre as características físicas das bacias”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

A Paraíba conquistou a vaga de titular no CNRH durante a eleição realizada em maio deste ano. O Governo do Estado se candidatou ao posto que era ocupado por Sergipe e obteve uma votação unânime. O Conselho tem 20 vagas para representantes de Conselhos Estaduais, com 10 titulares e 10 suplentes, sendo comum o revezamento da titularidade após um mandato de três anos. “O próximo passo é inscrever a Aesa no Conselho Mundial da Água. Queremos acompanhar de perto os principais projetos de gestão de recursos hídricos do planeta, garantir água de qualidade para o nosso povo e dividir este conhecimento com os outros estados”, acrescentou João Fernandes.

O CNRH desenvolve atividades desde junho de 1998, ocupando a instância mais alta na hierarquia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, instituído pela Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. É um colegiado que desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água, sendo, assim, um dos grandes responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no país.