Fale Conosco

28 de junho de 2016

Aesa discute segurança de barragens em evento do Fórum Mundial da Água



Os desafios da execução do Plano Nacional de Segurança de Barragens vão ser discutidos na tarde desta quarta-feira (29), em Brasília, por órgãos gestores de recursos hídricos de todo o Brasil. A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) representará o Estado nessa troca de experiências que busca melhorar a fiscalização dos açudes e reduzir a possibilidade de acidentes.

Cerca de 500 pessoas devem participar da discussão, que será mediada por técnicos da Agência Nacional das Águas (ANA), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, acredita que o encontro é uma oportunidade para que as agências estaduais melhorem o acompanhamento das ações de segurança empregadas nas barragens.

“Alinhando os padrões de segurança nós reduzimos de maneira significativa a possibilidade de acidentes. Além disso, atualizando as orientações sobre gestão de riscos poderemos melhorar o gerenciamento das ações de fiscalização das barragens. Daí a importância de participarmos desta discussão”, destacou Fernandes.

O evento está sendo realizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com o Governo Federal e o Conselho Mundial da Água. O encontro, que teve início nesta terça-feira (28), faz parte da programação de preparação para o 8º Fórum Mundial da Água que acontecerá no Brasil em 2018.

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum é um espaço aberto a todos os setores da sociedade e recebe empresas públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, representantes de governos locais, estaduais e nacionais.