Fale Conosco

12 de junho de 2017

Aesa discute parcerias com Instituto Nacional do Semiárido, em Campina Grande



Diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) se reúnem nesta segunda-feira (12) para discutir parcerias no uso sustentável dos recursos hídricos. O encontro acontecerá na sede do instituto, às 11 horas, no bairro do Serrotão, em Campina Grande.

Na pauta da reunião estarão temas como o acompanhamento do nível dos reservatórios, o monitoramento das variações climáticas e estratégias de convivência com a estiagem. “O INSA é uma referência no desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias ambientais na região do Semiárido nordestino. A ideia é unirmos forças para desenvolver projetos que ajudem a gerenciar melhor os nossos açudes e garantir água para população”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Dos 126 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 36 estão com mais de 20% do seu volume total, 45 tem menos de 20%, 44 estão em situação crítica (com menos de 5% do volume total) e 2 estão sangrando. Juntos, os açudes têm capacidade para armazenar 3.7 bilhões de metros cúbicos, mas estão com apenas 519 milhões de metros cúbicos. A relação completa e o nível de cada reservatório estão disponíveis no site www.aesa.pb.gov.