Fale Conosco

16 de agosto de 2011

Aesa discute monitoramento da qualidade da água com técnicos da ANA



O monitoramento da qualidade da água é o tema do encontro entre técnicos da Agência Nacional das Águas (ANA) e Agência Executiva das Águas da Paraíba (Aesa), que acontece nesta terça (16) e quarta-feira (17), na sede da agência estadual, em João Pessoa. O evento conta ainda com a participação de técnicos da Sudema, Cagepa, Funasa, empresas privadas e professores universitários.

Doutores, mestres e especialistas em recursos hídricos e gestão ambiental paraibanos estão tendo acesso ao projeto “Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas”, que está sendo apresentado pelos técnicos da ANA.

“O programa tem como principal objetivo prover a sociedade com o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil, além de orientar sobre a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental de rios e reservatórios”, explicou a técnica da Agência Nacional das Águas, Ana Paula.

A Rede Nacional utiliza quatro parâmetros básicos para realizar o processo de análise: pH, oxigênio dissolvido, condutividade e temperatura. A partir dos resultados, é possível definir ações estratégicas para cada região do Brasil e atuar diretamente na melhora da qualidade da água em todo país.

“A qualidade da água hoje é uma questão permanente no mundo inteiro por ser fundamental para a sobrevivência das futuras gerações. E na Paraíba não poderia ser diferente. O Governo do Estado está atento não apenas à quantidade, mas à qualidade dessa água”, ressaltou a diretora presidente da Aesa, Ana Maria Torres.