João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa combate a degradação do açude São Salvador, em Sapé

quarta-feira, 17 de março de 2010 - 19:25 - Fotos: 
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) realizou nesta quarta-feira (17), uma reunião na Colônia de Pescadores do município de Sapé, para dar continuidade a ações de combate à degradação do açude São Salvador.

Em outubro de 2009, foi verificado que o manancial estava com alto nível de degradação e, a partir dessa constatação, a Agência tem intensificado os cuidados em relação ao problema. A reunião teve o objetivo de cobrar soluções dos órgãos que se comprometeram com tais providências. Na época, foi definido que seria feito um mapeamento da Área de Preservação Permanente (APP), bem como a regularização da recomposição da mata em torno do açude.  

Participaram do encontro, a Prefeitura Municipal de Sapé, Câmara de Vereadores, Cagepa, Ibama, Sudema, secretarias de Saúde, Educação e Agricultura do município, Colônia de Pescadores de Sapé e a Ong Verde Vida.

Ficou estabelecido que a Cagepa e a Secretaria de Agricultura de Sapé vão fazer um levantamento de esgotamentos clandestinos para regularização e, paralelamente, a Aesa promoverá seminários que servirão para estruturar uma associação de usuários da água do açude e, por meio dessa entidade, que seja trabalhada a conscientização da população, evitando assim a degradação para que se possa revitalizar o açude São Salvador.

Outra medida acordada diz respeito a uma parceria com a Secretaria de Educação de Sapé, promovendo cursos de capacitação para os professores locais na área de educação ambiental. Em maio próximo, uma nova reunião avaliará os avanços conquistados no combate à degradação do açude São Salvador.

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Aesa