Fale Conosco

1 de junho de 2015

Aesa capacita técnicos da Emater nesta terça-feira em Campina Grande



A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) irá capacitar técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) nesta terça-feira (2), em Campina Grande. Entre os temas abordados estão as características do clima na região semiárida, ações de monitoramento do tempo e os aspectos legais do uso dos recursos hídricos. O evento está programado para começar às 8 h, no auditório da Unidade de Ciências Atmosféricas na Universidade Federal de Campina Grande.

A capacitação preparada pela Aesa será apresentada para 35 técnicos de diferentes profissões. São esperados engenheiros agrônomos, veterinários, zootecnistas, assistentes sociais, pedagogos, historiadores e técnicos agrícolas.

“O objetivo é nivelar a equipe da Emater no tocante a noções de climatologia no contexto do semiárido nordestino. Também repassaremos informações técnicas na área de monitoramento dos reservatórios, previsões do tempo e emissão de outorgas. Tudo isto de forma prática e didática”, explicou o gerente de monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, o treinamento que será ministrado pela Agência Estadual foi uma solicitação da Emater e a empresa dará apoio logístico ao evento. “Este é um encontro para a difusão do conhecimento. Além de capacitar servidores estaduais, vamos fortalecer nossa parceria com um órgão que também trabalha com informações meteorológicas e, sempre que é solicitado, ajuda a Aesa”, destacou.

 

Veja a programação:

8h – 8h30 – Abertura

João Fernandes da Silva – Diretor Presidente da Aesa

José Sales Junior – Coordenador Regional da Emater / Campina Grande

08h30 – 9h

Aesa – Ações do monitoramento hidrometeorológico – Gemoh / Sala de Situação Doutoranda em Meteorologia / Aesa – Maria Marle Bandeira

9h – 09h30

O clima no semiárido: aspectos temporais e sistemas sinóticos

Doutoranda em Meteorologia / Aesa – Carmem Terezinha Becker

9h30 – 9h50 – Lanche

9h50 – 10h20

Influências globais no clima regional

Bacharel em Meteorologia / Aesa – Illelson Rafael Barbosa

10h20 – 11h20

Aspectos legais sobre o uso dos recursos hídricos na Paraíba – outorgas e licenças hídricas – Aesa/Degae/Gerb II

Engenheiro Agrônomo – Whellyson Pereira Araújo

11h20 – 12h – Visita às instalações da Aesa e encerramento.