Fale Conosco

19 de janeiro de 2017

Aesa acompanha visita de ministro da Integração Nacional às obras de transposição



aesa visita a obras da transposicao referente a cg 2 270x191 - Aesa acompanha visita de ministro da Integração Nacional às obras de transposiçãoO presidente da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes da Silva, acompanhou nesta quinta-feira (19) o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na visita às obras da transposição. Na oportunidade, o ministro disse que a água chegará a Monteiro até o final de fevereiro.

“O anúncio do ministro não nos surpreendeu. Na verdade, ele confirmou o que nós já havíamos dito, pois estamos fazendo o acompanhamento das obras da transposição há mais de um ano. Nos últimos seis meses este trabalho foi intensificado com o apoio do Ministério Público da Paraíba”, acrescentou João Fernandes. O presidente da Aesa acredita que, com o cumprimento do prazo da chegada em Monteiro, as águas da transposição do rio São Francisco poderão abastecer Campina Grande a partir de abril.aesa visita a obras da transposicao referente a cg 1 270x191 - Aesa acompanha visita de ministro da Integração Nacional às obras de transposição

Na quarta-feira, diretores da agência estadual participaram da reunião do Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba para avaliar o cronograma de execução das obras complementares da transposição. Durante o evento, que também aconteceu em Monteiro, o Ministério Púbico Estadual disse que todos os órgãos envolvidos já estão na fase de conclusão das suas obrigações.

aesa visita a obras da transposicao referente a cg 5 270x191 - Aesa acompanha visita de ministro da Integração Nacional às obras de transposiçãoPercurso – Após a chegada à cidade de Monteiro, as águas do rio São Francisco vão ser despejadas pela Aesa no leito do rio Paraíba. Na sequência elas vão abastecer os açudes São José, Poções e Camalaú, antes de chegar ao Epitácio Pessoa. Popularmente conhecido como Boqueirão, o açude Epitácio Pessoa abastece Campina Grande e outras 18 cidades. Ele tem capacidade para 411 milhões de metros cúbicos, mas atualmente possui apenas 4,4% deste volume.