João Pessoa
Feed de Notícias

Aeroclube da Paraíba homenageia José Maranhão no Dia do Aviador

sábado, 24 de outubro de 2009 - 18:09 - Fotos: 

Os 250 sócios do Aeroclube da Paraíba comemoraram neste sábado (24), o Dia do Aviador, com lançamento do site clube e homenagens a personalidades. O governador José Maranhão, sócio do Aeroclube desde 1957, foi agraciado com o troféu “O Retorno da Água” e recebeu ainda um outro troféu do Grupo de aeromodelismo da Paraíba. Também foram homenageados o empresário José Nilson Crispim e o deputado federal Wilson Santiago.

Esta semana comemora-se em todo o Brasil a Semana da Asa,  sendo o dia do paraquedista dia 22 e o Dia do Aviador, 23 de outubro. Nestes sábado e domingo está ocorrendo a terceira e última etapa do Campeonato Paraibano de Precisão, com saltos de 16 paraquedistas. Da festa com forró ao vivo e apresentação do Grupo Folclórico do Sesc, participaram pilotos, aeromodelistas, paraquedistas, ultralevistas, com seus parentes.
Rômulo Carvalho, presidente do Aeroclube da Paraíba, lembrou que o governador José Maranhão já foi presidente do Aeroclube, é sócio desde 1957 e é um apaixonado pela aviação e que tem sido um parceiro e amigo da entidade. No primeiro mandato como governador, Maranhão asfaltou a pista do Aeroclube.

O governador Maranhão agradeceu a homenagem recebida dos colegas sócios do Aeroclube da Paraíba e anunciou que o Governo, através da Secretaria da Educação e Cultura, disponibiliza 15 bolsas de estudo para jovens interessados em curso de Formação de Pilotos de aviação. Reafirmou que as parcerias do Governo com o Aeroclube vão continuar, por ter aquela entidade uma atuação marcante ao longo de sua história no cenário da aviação civil brasileira. Maranhão destacou ainda que o Aeroclube é um referencial turístico de João Pessoa e aberto ao público. “Os sócios podem ter certeza que o Governo do Estado é um defensor intransigente da instituição.

O Aeroclube da Paraíba foi fundado em 10 de novembro de 1940, comemora, portanto, 69 anos. Inicialmente funcionou em área nas imediações onde hoje é o Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Em 1953 adquiriu o terreno próprio na área de 30 hectares onde hoje é denominada Bairro do Aeroclube, por lei municipal, dentro do Grande Bessa. Toda a história está disponível no site www.aeroclubedaparaiba.com.br a partir deste sábado.
 
O Aeroclube da Paraíba é uma sociedade civil de utilidade pública, cujo objetivo é o ensino e a prática da aviação civil, além do lazer. Atualmente, três jovens pilotos formados aqui são comandantes, pilotos da TAM e na GOL. A entidade também forma paraquedistas e aeromodelistas. 

Ainda prestigiaram a festa os secretários Sales Gaudêncio (Educação e Cultura), Lena Guimarães e Genesío Sousa, (Comunição), Coronel Uchoa (Detran) e o presidente da Federação do Comércio da Paraíba, empresário Marcone Medeiros.

  Josélio Carneiro, da Secom, com fotos de Branco Lucena, de A União