João Pessoa
Feed de Notícias

Adolescentes da Fundac recebem certificados de curso profissionalizante

sexta-feira, 15 de março de 2013 - 09:17 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), através da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), realizou, nessa quinta-feira (14), a entrega de certificados do Curso de Atendente de Lanchonete às adolescentes internas da Casa Educativa, em João Pessoa.

Durante 120 dias, 15 adolescentes tiveram a oportunidade de aprender, dentro da unidade educativa, as técnicas do curso profissionalizante com educadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

Para a diretora adjunta da Casa Educativa, Áurea Leite, a capacitação diversifica o trabalho desenvolvido na unidade e cria novas perspectivas para as jovens. “Além de se profissionalizarem, elas acabam se reconhecendo como filhas e futuras mães e passam a acreditar nas suas potencialidades, em um meio onde achavam que não pertenciam mais que é o mercado de trabalho”, observou.

De acordo com a diretora da Fundac, Cassandra Figueiredo, já estão sendo firmadas parcerias com empresas para que, após o cumprimento das medidas, elas possam ser encaminhadas e, dessa forma, conquistem o mercado de trabalho. “Já fizemos parcerias com redes de supermercados e padarias, pois nosso maior objetivo é ressocializar os adolescentes, gerar oportunidades para que eles se transformem”, disse.

A primeira-dama do Estado e presidente de honra da Cendac, Pâmela Bório, esteve presente na solenidade e avaliou a conquista. “Esta é uma oportunidade que as jovens ainda não tinham adquirido e nada mais justo que oferecermos condições para serem melhores como mulheres, entrarem no mercado de trabalho e ajudarem no desenvolvimento do Estado, agora mais conscientes e cidadãs”, frisou.

Uma das jovens que cumpre medida por tráfico de drogas se emocionou ao falar sobre sua recuperação e a conquista do curso profissionalizante. “Peço desculpas para minha mãe pois passei uma fase ruim na minha vida. Hoje, me considero uma nova mulher pelo apoio e incentivo que temos dentro da casa e agora já posso voltar a sonhar em cursar minha universidade de engenharia civil quando eu cumprir minha medida”, planeja.

Após a entrega dos certificados, as adolescentes homenagearam os familiares com música. O evento, realizado no auditório Rita Gadelha de Sá, no Centro de Apoio à Criança e o Adolescente (Cendac), ainda contou com as presenças da secretária da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares; professores do IFPB; representantes da Pronatec; servidores da Fundac e Cendac, além dos familiares das adolescentes.