João Pessoa
Feed de Notícias

Administração Penitenciária promove Curso de Escolta e Intervenção Tática

segunda-feira, 10 de setembro de 2012 - 15:53 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Foi aberta hoje de manhã (10), a aula inaugural do Curso de Escolta e Intervenção Tática em Estabelecimentos Penais, promovido pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP). A solenidade, que aconteceu na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em João Pessoa, contou com instrução do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE).

Segundo o tenente coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo do Sistema Penitenciário, a capacitação é de fundamental importância para o sistema penitenciário paraibano. “Vai assegurar que nos incidentes que venham a acontecer em presídios, o próprio sistema penitenciário chegue primeiro. Não se procura aqui a substituição do trabalho feito pelo Gate ou Choque, este é um trabalho de parceria, que assegura que estando efetivamente preparados, os agentes possam intervir de imediato em qualquer situação de crise, assegurando que ela não tome maiores proporções”, afirmou.

Segundo a diretora da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), Guiomar Ribeiro, o ingresso para o curso consistiu em três etapas: edital de convocação para os interessados, seguido de provas teórica e de avaliação física, chegando aos 79 voluntários que hoje iniciam o curso para integrar o GPOE.

Durante a solenidade a diretora disse que, em 25 anos de atuação no Estado, tem pela primeira vez a honra de presenciar um curso de formação especial como este. “Destaco, especialmente, a presença de mulheres no treinamento e em grupos de linhas de frente.”, disse.

O curso segue até o dia 30 se setembro e consistirá em aulas práticas de tiros, utilização de armas letais, imobilização tática e defesa pessoal, entre outras técnicas e táticas de intervenção em motins, rebeliões e crises do sistema penitenciário. Ao final do curso, os alunos –todos agentes penitenciários do Estado – terão aulas com instrutores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

GPOE-PB – Foi criado em fevereiro deste ano com a missão de executar a manutenção, supervisão, coordenação, controle, segurança e administração do sistema penitenciário no que se refere ao cumprimento das penas. O grupo é subordinado à Gerência Executiva do Sistema Penitenciário e à Gerência Executiva de Planejamento Sistema e Informação e atua diretamente na contenção de motins em presídios, suporte armado a vistorias, escolta de presos, apoio a eventos dentro do sistema penitenciário, proteção de autoridades em visitas ao sistema e captação e processamento de informações para a segurança dos presídios.