João Pessoa
Feed de Notícias

Adeptos de caminhadas têm café da manhã junino em Mangabeira

quinta-feira, 16 de junho de 2011 - 10:36 - Fotos:  Edvaldo Malaquias

Um café da manhã marcou, nesta quinta-feira (16), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, a comemoração junina dos adeptos ao projeto “Segurança Cidadã – Caminhar com saúde e segurança”, da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds).

O secretário Cláudio Coelho Lima participou da confraternização que ocorreu em uma tenda armada em frente à sede da Secretaria.

Implantado em janeiro de 2001, o projeto tem por objetivo proporcionar a população da zona sul de João Pessoa uma melhor qualidade de vida através da atividade física. “Aqui nós verificamos pressão, peso, altura e passamos informações aos participantes sobre alimentação, prevenindo doenças degenerativas, entre elas, a hipertensão e diabetes. Temos ainda aulas de aeróbica, além de ajudar aqueles que estão sofrendo de depressão, dando orientação com profissional adequado”, disse a coordenadora do projeto Susicleide Dantas.

Durante o verão, cerca de mil pessoas participam diariamente das caminhadas. “Agora, nesse período chuvoso, recebemos em média 500 caminhantes por dia”, disse a coordenadora.

O secretário Cláudio Lima conversou com os participantes e disse que a Seds também se preocupa com a saúde e qualidade de vida do cidadão. “Ficamos felizes com os resultados do projeto que traz saúde e bem-estar para as pessoas”, comentou.

Cláudia Nascimento, moradora de Mangabeira, disse que a ação social é necessária, pois, segundo ela, resulta em inúmeros benefícios para comunidade. “O projeto é muito bom, pois trabalha o bem-estar psicológico”, ressaltou.

Uma das caminhantes mais antigas, conhecida por dona Zeza, de 82 anos, residente nos Bancários, também falou da importância do Segurança Cidadã: “É maravilhoso, é saúde para todos nós”, disse.

As caminhadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h, em uma das faixas da Avenida Hilton Souto Maior, no bairro de Mangabeira.