João Pessoa
Feed de Notícias

Acordo no MP modifica horário do jogo do Botafogo na Copa do Brasil

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011 - 18:37 - Fotos: 
O jogo entre Botafogo (PB) e Vitória (BA) pela Copa do Brasil será realizado no período da tarde no Estádio Almeidão, em João Pessoa. É o que ficou decidido em audiência na tarde desta segunda-feira (31) na Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão de João Pessoa.

Anteriormente o jogo estava marcado para as 21 horas (horário de Brasília), mas a comissão do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) não liberou devido às péssimas condições do sistema de iluminação do estádio. “Essa é apenas uma das irregularidades que encontramos quando assumimos a Secretaria de Esporte e Lazer”, lamentou o secretário Fábio Maia.

O Termo de Audiência foi assinado pelo promotor Valberto Cosme de Lima; secretário Fábio Maia; representantes do CREA, engenheiros Corjesu Paiva dos Santos e Luiz Valladão Ferreira; assessor jurídico da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Jáder Ribeiro Filho e ainda o vice-presidente administrativo do Botafogo, Sérgio Meira.

A decisão para a realização do jogo somente no período diurno foi motivada, segundo consta do termo de audiência, pela constatação momentânea da inviabilidade da utilização do Estádio Almeidão em jogos que obriguem a necessidade da utilização da energia elétrica.

O secretário Fábio Maia, além de lamentar a situação em que encontrou os dois principais estádios de futebol da Paraíba, Almeidão e Amigão (Campina Grande), garantiu que o Governo do Estado vai realizar todos os esforços e atender as exigências do Ministério Público e do Estatuto do Torcedor para resgatar as duas praças de esportes, particularmente o estádio de João Pessoa.

Segundo ele, mesmo com laudo da Energisa considerando a situação precária do sistema elétrico do estádio, nenhuma providência foi tomada pela administração passada. Nova vistoria no Almeidão, com a presença do Ministério Público, CREA, FPF e Botafogo, foi agendada para quarta-feira, dia 11.

Em Campina Grande, o secretário Fábio Maia firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Publico, na manhã desta segunda-feira, para realização dos jogos do Campeonato Paraibano e Copa do Brasil no Estádio Ernani Sátiro (O Amigão).

Na audiência presidida pelo promotor de justiça substituto de Defesa do Consumidor em Campina Grande, Dimitri Nóbrega Amorim, ficou acordada a obtenção das condições mínimas de infraestrutura exigidas pela legislação federal para realização dos eventos esportivos naquela praça de esporte.

A secretaria de Juventude, Esporte e Lazer terá como compromisso providenciar, em parceria com a Secretaria de Assistência Social Municipal de Campina Grande, a retirada da família que atualmente está instalada no posto policial no interior do estádio, e em parceria com a Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba, instalar e manter o posto policial em dias de jogos.

Deve também numerar e instalar assentos no setor da ‘geral’; com a ajuda da Policia Militar separar as torcidas rivais em dias de jogos; reformar e dar condições de higiene às lanchonetes do estádio; instalar uma central de comando e monitoramento eletrônico, e ainda, com a policia militar, utilizar detector de metal em dias de jogos, recarregar todos os extintores e instalar hidrantes e mangueiras.

Uma nova vistoria será feita no prazo de 45 dias no Amigão para acompanhamento dos termos do ajustamento de conduta.