Fale Conosco

24 de outubro de 2011

Acordo entre Estado e BNB promove fortalecimento de 12 APLs na Paraíba



O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) firmam acordo de cooperação técnica em fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Paraíba. A assinatura do contrato acontece nesta terça-feira (25), a partir das 10h, no Palácio da Redenção, entre a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, e o superintendente do BNB Estadual da Paraíba, Francisco Carlos Cavalcanti.

O acordo tem como objetivo principal promover, por meio da disponibilização de créditos individuais, o desenvolvimento de ações complementares ao desenvolvimento dos APLs estratégicos para o Estado da Paraíba. Dentre as atividades estão a dotação de infraestrutura necessária e a concessão de incentivos fiscais.

Em função do seu atual estágio de organização e importância econômica, 12 APLs serão priorizadas. São elas: caprinocultura, no Cariri Ocidental; algodão colorido e turismo, na Zona da Mata Sul; moveleiro, na Zona da Mata Norte; couro-calçadista e algodão colorido, na Borborema; couro-calçadista, no Médio Sertão; têxtil, no Cariri Oriental; bovinocultura de leite, no Médio Piranhas; minerais não metálicos, no Seridó; têxtil, no Vale do Piancó; algodão colorido, no Alto Sertão; automotivo, na Zona da Mata Sul; e cimenteiro, na Zona da Mata Sul.

 

O acordo tem 24 meses de vigência e pode ser prorrogado por mais 24 meses. Para a presidente da Cinep, a ação contribui para a atração de investimentos e para a melhoria da infraestrutura dos APLs. “Significa qualificação de trabalho, emprego e renda para as localidades priorizadas, assim como maior organização de produtores paraibanos, em vista à garantia de mais competição no mercado local e externo”, ressaltou.