João Pessoa
Feed de Notícias

Ações patrocinadas pelo FIC chegam a oito cidades da Paraíba

sexta-feira, 18 de setembro de 2015 - 10:27 - Fotos: 

Oito cidades paraibanas estão recebendo, desde essa quinta-feira (17) até a próxima segunda-feira (21), ações de projetos patrocinados pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). São exposições, cantorias, intervenções urbanas e uma oficina de animação audiovisual que podem ser acessadas gratuitamente pelo público.

Nessa quinta (17), em Campina Grande, aconteceu o lançamento da exposição “Colecionador de horizontes”, do artista visual Flaw Mendes. A exposição reúne dois trabalhos anteriores do artista, que se apropria de obras literárias reconfiguradas em papéis artesanais. A visitação segue até o dia 16 de outubro, na Galeria Irene Medeiros do Teatro Severino Cabral.

Em Lagoa Seca, a opção é conhecer a exposição “Eu S2 PB”, do fotógrafo Wagner Pina, que retrata situações e lugares do cotidiano a partir de um smartphone. A exposição fica em cartaz até o dia 6 de outubro, no Ponto de Cultura Ypuarana.

Pra quem gosta de poesia e repente, a opção é o projeto “Cantoria de Pé de Parede”, com a participação dos repentistas Antônio Ribeiro, Levi Bezerra, José Morais e Zé da Silva. A primeira cantoria acontece nesta sexta-feira (18), na Praça Matriz, de São João do Rio do Peixe. Neste sábado (19), o evento será na Sala de Reboco, em Poço de José de Moura. As duas apresentações acontecem às 20h.

Quem estiver na região do Alto Sertão também pode aproveitar para conhecer São José de Piranhas. Neste sábado (19), a cidade recebe o projeto “Emancipações e repentes”, na Praça Frei Damião, a partir das 19h30. Esta edição conta com a participação dos repentistas Chico Xavier, Jonas Andrade e Janiel de Sousa.

Também no sábado (19), a partir das 8h, o projeto “Roda cultural nas feiras livres do Brejo” leva arte popular pra feira livre de Areia. A intervenção conta com a apresentação da peça “Casamento de Branco”, do teatrólogo Altimar Pimentel, encenada pela Associação de Jovens da Arte e Cultura de Bananeiras, além de danças tradicionais e esquetes teatrais.

Ainda na região do Brejo, a cidade de Guarabira recebe a exposição “Negrargila: a arte que nasce do barro”, que pode ser conferida até o próximo dia 23, na Galeria de Arte Antônio Sobreira. O projeto é realizado pelo artista plástico Sérgio Teófilo e apresenta o trabalho artesanal em cerâmica desenvolvido por artesãos da Comunidade Quilombola da Cruz da Menina, em Dona Inês.

Neste sábado (19) e domingo (20), em Campina Grande, a equipe responsável pela realização do curtametragem “O Causo da Botija” vai oferecer uma oficina gratuita de animação, ministrada pelo professor João Neto. A atividade acontece no Departamento de Artes da UFCG.

A rodada de atividades patrocinadas pelo FIC Augusto dos Anjos termina na próxima segunda (21), em João Pessoa, com o lançamento da programação da Mostra Internacional de Teatro da Paraíba, às 9h, no Teatro do Sesi. A MITPB é uma mostra nacional e internacional de espetáculos teatrais de diferentes gêneros e formatos, que reunirá mais de 40 grupos para apresentações entre 1º a 11 de outubro nas cidades de Cajazeiras, Sousa, Patos, Campina Grande, Alagoa Grande, Guarabira e João Pessoa.

Mais informações no site www.facebook.com/ficaugustodosanjos.