Fale Conosco

23 de julho de 2015

Ações educativas marcam Dias do Motorista e do Motociclista na Paraíba



No próximo sábado (25) é comemorado o Dia do Motorista e na segunda-feira (27) o Dia do Motociclista. Para lembrar as datas, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza uma campanha educativa com o tema “Não dá pra perder a direção” e programou diversas atividades durante três dias, com ações para enfatizar a necessidade de uma direção responsável no trânsito.

De acordo com o superintendente do Detran, Aristeu Chaves, o objetivo é aproveitar as datas comemorativas para chamar a atenção dos condutores para a importância do uso dos equipamentos de segurança, boas práticas no trânsito e, principalmente, informar quanto às consequência do ato de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas.

“O ato de dirigir é uma extensão do exercício da cidadania, em que o motorista deve respeitar os demais, ter responsabilidade, prezar pela segurança e seguir a lei”, argumentou o superintendente.

A campanha vai estar nas redes sociais e nas ruas de João Pessoa através de carros de som e da distribuição de panfletos nos bairros onde acontecem os maiores índices de acidentes, como Mangabeira, Valentina e Cruz das Armas, objetivando sensibilizar os condutores para os hábitos mais seguros no trânsito, como não usar o celular enquanto dirige, usar os equipamentos obrigatórios e respeitar os limites de velocidade.

Durante o sábado, as atividades começam com uma recepção dos Motoclubes da Paraíba e a apresentação de dicas de segurança, em seguida, foi programada uma ‘motorreata’ com saída prevista para às 9h, da sede do Detran, em Mangabeira. O percurso será pelos bairros de Mangabeira, Bancários, Castelo Branco e Miramar, até o bairro do Bessa, onde se encerra.

No domingo (26), o Detran realiza um comando educativo, que será iniciado às 16h com a participação do DER, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Semob-JP, BPTran, PMPB, Bombeiros, Samu, Marinha, SEST/SENAT, Guarda Municipal, ONG Andrae, Movimento Mães na Dor, Maçonaria e Rotary Club bancários. Às 17h vai ser celebrada uma missa em ação de graças na Igreja Menino Jesus de Praga, no bairro dos Bancários, em João Pessoa.

Já na segunda-feira, Dia do Motociclista, as atividades vão acontecer no bairro de Mangabeira com simulação de acidentes e primeiros socorros. De acordo com a Chefe da Divisão de Educação, Abimadabe Vieira, as atividades comemorativas durante esses três dias, fazem parte de uma série de ações desenvolvidas pelo Detran que objetivam a conquista de um trânsito consciente e educado.