Fale Conosco

16 de abril de 2012

Ações educativas e estímulo à descentralização marcam dez anos da Agevisa



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) comemora os seus dez anos de fundação, neste mês de abril de 2012, com uma sessão especial realizada a partir das 15h do dia 17 (terça-feira) na Assembleia Legislativa do Estado, por iniciativa do deputado estadual Edmilson Soares (PSB), e uma palestra sobre “A Vigilância Sanitária e a População Brasileira – Importância da Integração da Anvisa com a Agevisa/PB”. O tema será apresentado pelo representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Luiz Armando Erthal, durante evento que terá sede na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, das 18h às 21h do dia 18 (quarta-feira).

Logo na manhã do dia 17, no Busto de Tamandaré, na divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, funcionários do órgão estatal estarão apresentando para a população paraibana uma Agevisa modernizada e empenhada na promoção de iniciativas de educação em vigilância sanitária voltadas para profissionais das Visas municipais, para o pessoal do setor regulado e para a população em geral.

O estímulo e a viabilização da descentralização das ações de vigilância sanitária por meio de pactuação com os municípios, conforme diretrizes definidas pela Anvisa, também serão destacados como ações prioritárias devidamente integradas no Plano Anual de Ações e Metas estabelecido pela atual diretoria com vistas à otimização dos serviços prestados à sociedade.

Proteção à saúde – A Agevisa/PB foi criada pela Lei nº 7.069, de 12 de abril de 2002, e se constitui numa autarquia especial caracterizada pela independência administrativa e autonomia financeira que tem por finalidade promover a proteção à saúde da população, através do controle sanitário da produção, da fabricação, da embalagem, do fracionamento, da reembalagem, do transporte, do armazenamento e da distribuição e comercialização de produtos e serviços submetidos ao regime de vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionadas.

À Agevisa compete a implantação, a execução e o desenvolvimento das ações de vigilância sanitária no seu âmbito de atuação de acordo com as diretrizes da Política Estadual de Saúde definidas pelo gestor e pelo Conselho Estadual de Saúde. Cabe ainda ao órgão estatal seguir todas as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo explicou o diretor geral Jailson Vilberto.

Programação

EVENTO 10 ANOS DA AGEVISA/PB

Dia 17 de Abril de 2012

Manhã: Panfletagem no Busto de Tamandaré (Divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.

Horário: 06h às 08h

Tarde: Sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado

Horário: 15h

Dia 18 de Abril de 2012

Evento: Palestra e coquetel em comemoração pelos dez anos da Agevisa/PB.

Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Horário: 18h às 21h

18h: Abertura – Exposição de fotos e texto sobre os dez anos Agevisa/PB

18h30: Composição da Mesa de Autoridades

19h30: Atração Cultural – Dança

20h: Palestra sobre “A Vigilância Sanitária e a População Brasileira – Importância da Integração da Anvisa com a Agevisa/PB”.

Palestrante: Luiz Armando Erthal – Representante da Anvisa.

21h: Encerramento – Coquetel e apresentação musical em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.