Fale Conosco

16 de outubro de 2012

Ações do Orçamento Democrático Estadual integram evento sobre participação social



As experiências de sucesso do Orçamento Democrático Estadual (ODE) serão apresentadas, nesta quinta-feira (18), na 1ª Reunião com Secretários Estaduais sobre Participação Social, que acontece no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O objetivo do evento é aprofundar o debate, estimular, fomentar, conhecer e propor ações e mecanismos de participação social como forma de qualificar o exercício da democracia e da cidadania.

De acordo com a subsecretária-executiva do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, o evento é importante pela troca de experiência e também porque é uma oportunidade de apresentar as ações da Paraíba com este instrumento inovador que conta com a participação da população e ajuda a definir prioridades. “Ver com outros Estados como eles desenvolvem esse trabalho, buscar recursos para a formação de conselheiros – que é nosso objetivo para fortalecimento das atividades – também vai ser muito importante nesta viagem”, observou Ana Paula.

Durante o encontro, a Secretaria Geral da Presidência da República pretende pactuar a criação de uma Rede de Gestores de Participação Social, para que seja aberto um canal de diálogo para a criação do Sistema e da Política de Participação Social.

ODE – O Orçamento Democrático Estadual (ODE) é uma subsecretaria vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag). Foi criado no início de 2011. É um instrumento participativo, no qual o cidadão é convidado a participar das decisões do Governo Estadual sobre a melhor forma de aplicação dos recursos.