Fale Conosco

27 de setembro de 2013

Ações do Governo chegam a Poço Dantas com a Jornada de Inclusão Produtiva



O Governo do Estado realizou nesta sexta-feira (27) em Poço Dantas, no Alto Sertão, a primeira edição das Jornadas de Inclusão Produtiva. O evento começou às 8h, no Centro de Turismo e Comercialização de Poço Dantas, e a estimativa de público, segundo o coordenador da Emater em Sousa, Francisco de Assis de Bernardino, foi superior a 150 pessoas, a maioria delas agricultores familiares e representantes de setores agropecuário do município e região.

A Jornada de Inclusão Produtiva é um projeto que busca o desenvolvimento da agricultura familiar. O Governo do Estado, por meio da Emater, está percorrendo a Paraíba, melhorando a vida dessas famílias por meio de ações de capacitação e créditos rurais.

O prefeito Dedé de Cândido, que fez a abertura oficial do evento, lembrou que, num momento que a região vive um período de forte estiagem, todos acreditam que é possível implantar politicas públicas voltadas aos que moram no campo. “A Emater e a prefeitura municipal vêm executando uma boa parceria e poderá avançar ainda mais”, disse.

Durante todo o dia, os técnicos da Emater atenderam às demandas dos agricultores e a população em geral com a distribuição de mudas frutíferas, demonstrações práticas de silagem e fenação, elaboração de projetos de crédito diversos, orientação sobre comercialização e outras ações.

Estiveram presentes ao evento, representantes do Banco do Nordeste, Agroamigo, Câmara de Vereadores, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Incra, STTR, Sindicato de Produtores Rurais, CMDRS e Associações.

 

O município de Poço Dantas localiza-se na microrregião de Cajazeiras e na mesorregião do Sertão Paraibano, ocupando uma área de 97,25km², distante 438,10 km da capital João Pessoa. Seu IDH é de 0,525, sua renda per capita é de R$ 140,00. A população de Poço Dantas, estimada pelo IBGE é de 3.788 habitantes, sendo que 18,73% residem na zona urbana e 81,27% reside na zona rural, com isso o município de Poço Dantas é predominantemente rural, segundo informou o gerente local da Emater, Fábio Pereira de Sousa.

 

O município conta com uma Feira da Agricultura Familiar que todas as sextas-feiras comercializam produtos como: hortaliças, legumes, frutas, carne suínas, bovinas, caprina, ovina, galinha, ovos, polpa de frutas, e outros. Conta ainda com um Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Municipal, no qual mais de 60 agricultores familiares vendem sua produção e esta mesma produção beneficiam outras famílias que vivem em insegurança alimentar. Somente no ano de 2012 a cozinha comunitária de Poço Dantas recebeu através de projetos elaborados pela Emater-PB,  alimentos do município de Nazarezinho, os Núcleos I e II do Distrito de São Gonçalo pelo PAA-Doação Simultânea, com isso o município pode atender 700 pessoas do município com alimento de qualidade vindo do agricultor familiar da região.