João Pessoa
Feed de Notícias

Ações de Saúde integram programação de Encontro Científico da Residência Multiprofissional do Arlinda Marques

quarta-feira, 23 de setembro de 2015 - 10:20 - Fotos: 

Servidores do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, participaram na manhã desta quarta-feira (23) de várias ações de saúde a exemplo da verificação da pressão arterial, postura, avaliação nutricional,  glicemia e outros serviços. As atividades integram a programação do II Encontro Científico que está sendo promovido pela Residência  Multiprofissional em Saúde da Criança (REMUSC) e que tem como tema: “Das Práticas Multiprofissionais à Ampliação do Cuidado”.

Nivaldo Nunes da Silva, que trabalha no Almoxarifado do Hospital foi um dos servidores que participou da ação.  Depois de fazer todos os exames e perceber que todas as suas taxas estão em ordem, ele destacou a importância do evento. “Nós trabalhamos em uma unidade de saúde e muitas vezes esquecemos de fazer exames de prevenção a várias doenças e essa foi uma boa oportunidade de saber como anda a minha saúde”, destacou.

A costureira Lúcia Maria Galvão disse que é diabética e hipertensa e periodicamente faz exames necessários para controlar essas doenças “e agora não poderia deixar de perder essa oportunidade e fazer novamente aqui no Hospital onde trabalho”, completou.

A abertura do evento aconteceu na tarde dessa terça-feira (22) quando foi lançado oficialmente o site da REMUSC. Houve também a Apresentação da produção científica produzida pela REMUSC e foi proferida palestra sobre Ficha multiprofissional: Uma via para as práticas interdisciplinares.

O evento termina na próxima sexta-feira e durante esse período serão discutidos temas como: “Avaliação e recomendações nutricionais para crianças e adolescentes neuropatas”; “Assistência fisioterapêutica em casos de derrame pleural drenado”; “Prevenção de úlceras por pressão”; “Uso racional de medicamentos: ações de otimização na farmácia e postos de enfermagem” e “As boas práticas na prevenção da infecção relacionada à assistência à saúde”.

Com esse evento, segundo informou a coordenadora da REMUSC Ana Cláudia Vieira Gomes, a Residência procura oferecer uma maior integralização junto aos profissionais do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, garantindo, assim, uma troca de experiências e informações, bem como qualificação profissional.

Para o diretor geral do Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza eventos como esse são importantes porque além de servir como troca de experiências e de qualificação profissional entre os servidores é mais uma forma de interação e de aproximação entre eles, “essa é uma das metas da gestão, ou seja, trabalhar de forma conjunta sempre buscando o melhor para todos”, completou o diretor.

Bruno Leandro de Souza, explicou que o Arlinda Marques dispõe de estrutura física que comporta, adequadamente, o desenvolvimento de residência multiprofissional, com sala de reunião; acesso gratuito à Internet; biblioteca; secretaria e também sala de repouso para os residentes.

Os alunos podem contar, ainda, com o espaço físico estrutural para a realização de práticas de assistência (urgência/emergência, enfermarias de clínica médica, enfermarias de clínica cirúrgica, UTI geral, UTI cardiológica e neurológica, bloco cirúrgico, leitos cirurgia dia, leitos de observação/estabilização, ambulatórios de pediatria geral e de especialidades, bem como consultórios médicos no ambiente hospitalar, entre outros).

O diretor afirmou também que o Arlinda Marques hoje é referência no atendimento de média e alta complexidade em Pediatria na Paraíba e que o Governo do Estado não mede esforços para garantir uma saúde com qualidade e eficiência à população paraibana não só na área de pediatria, mas de uma forma em geral.  “ É visível as ações do Governo do Estado em todas as regiões da Paraíba não só na área de saúde mas também em outros setores considerados importantes para o desenvolvimento do Estado e para o bem estar da população paraibana”, comentou o diretor.

Ele destacou que o Governo do Estado sempre tem buscado firmar parcerias com entidades e organizações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população paraibana não só com relação à saúde, mas com a prestação de um serviço com qualidade, eficiência e humanizado como também em outras pastas da administração estadual. “Eu acredito que hoje o diálogo, o trabalho conjunto entre as três esferas de governo e a sociedade civil organizada é o caminho para a solução de vários problemas e isso que o governador Ricardo Coutinho vem fazendo a frente dos destinos da Paraíba’, enfatizou Bruno Leandro de Souza.