João Pessoa
Feed de Notícias

Ações de saúde e outras atividades lembram Dia Internacional da Mulher

quinta-feira, 8 de março de 2012 - 17:01 - Fotos: 

Um comando de saúde instalado na entrada da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, abriu, nesta quinta-feira (8), a programação preparada pelo órgão para o  Dia Internacional da Mulher. Centenas de usuárias e funcionárias visitaram o estande onde uma equipe de servidores do Distrito Sanitário de Mangabeira promoveu ações de saúde, como aferição de pressão arterial, saúde bucal, medição de massa corpórea e verificação de taxa de glicemia.

Na Clínica de Psicologia, uma apresentação musical de servidoras do Detran deu início a um projeto de musicoterapia que pretende utilizar a música como forma de acolhimento aos candidatos à Carteira Nacional de Habitação (CNH). Entre as músicas apresentadas, foram cantadas paródias com letras que traziam mensagens educativas e situações de trânsito, uma delas composta pela pedagoga Edjane Luna, lotada na Divisão de Educação para o Trânsito, e vencedora do Prêmio Denatran, em 2009.

Durante um café da manhã, na sala da Superintendência, foram homenageadas mulheres que integram os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, como Detran, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Batalhão de Policiamento de Trânsito, DNIT, DER, STTrans, Sest Senat, Samu, Guarda Municipal e Sindicato dos Motoristas, além de algumas motoristas, por bom comportamento no trânsito.

Primeira dama prestigia atividades – A primeira dama do Estado, Pâmela Bório, também foi homenageada. Ela destacou a importância do Detran na parceria para a execução de projetos sociais e no aparelhamento da Segurança Pública, e falou das ações de políticas públicas para as mulheres desenvolvidas pelo Governo do Estado.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, e o diretor administrativo, Flávio Moreira, falaram da importância das mulheres nos serviços do órgão e do desempenho da mulher no trânsito, sempre mais atenciosas e prudentes que os homens.

Segundo dados do Detran, de 669.477 condutores habilitados na Paraíba, 163.271 são mulheres. A maioria está na faixa etária ente 30 e 59 anos (104.454). De 18 a 29 anos estão habilitadas 44.473 mulheres, e 14.344 têm acima de 60 anos.