Fale Conosco

30 de novembro de 2012

Ações da Emater serão destaque de conferência sobre desenvolvimento rural



A 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, que o Governo do Estado realiza por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e suas vinculadas, entre os dias 3 e 4 de dezembro, no Unipê, será uma ocasião para discutir e edificar políticas públicas de setores bem-sucedidos, as forças sociais e as desigualdades territoriais da Paraíba.

Serão debatidos temas como apicultura e meliponicultura, piscicultura e aquicultura, caprinovinocultura, bovinocultura, grãos, algodão, cana-de-açúcar, fruticultura, horticultura, atividades não agrícolas (turismo rural e artesanato), avicultura e sisal. Ao final, será apresentado documento apresentando as possibilidades de investimentos, potencialidades agrícolas a serem exploradas, fontes de recursos disponíveis e parceiros que poderão contribuir com o desenvolvimento da agricultura no Estado.

Outros temas que serão abordados pelos grupos de trabalho são a assistência técnica de extensão rural pública e não-governamental, políticas de capacitação e educação, sistema de irrigação, agroindústria, desenvolvimento territorial, reforma agrária, ciência, tecnologia e inovação. Constam, também, da pauta de discussões, a produção orgânica e agroecológica, matriz energética, comercialização e mercado, comunicação e marketing, crédito e fomento, infra-estrutura de produção, beneficiamento, comercialização, além de organização e inclusão social de mulheres, quilombolas, jovens, indígenas etc.

A Emater estará presente em todos os temas apresentados para discussão. Das 75 barracas instaladas no evento, 25 serão ocupadas pelos agricultores familiares que comercializam na Feira que a Emater promove toda sexta-feira no pátio da empresa, na estrada de Cabedelo, com diversos produtos e artesanato.