João Pessoa
Feed de Notícias

Ações da Emater marcam aniversário de Barra de Santa Rosa

sexta-feira, 10 de maio de 2013 - 16:40 - Fotos:  Secom-PB

A Emater Paraíba participou das comemorações de 54 anos de emancipação política do município de Barra de Santa Rosa com várias atividades durante a semana. Os produtores receberam os Documentos de Aptidão do Produtor (DAP), atualizaram dados do cadastro de aquisição de ração animal subsidiada pelo Governo e receberam propostas de crédito para o Pronaf Estiagem, além da distribuição de sementes e mudas de espécies florestais.

Entre as ações levadas para a população do município destaca-se o Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora, realizado pelo MDA/Incra. Na ocasião, foram disponibilizados vários serviços à população através das secretarias municipais. Na ocasião, também foram prestados vários serviços à população, através das secretarias municipais.

A Emater, por meio do escritório local, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, se integrou às festividades, como sempre tem feito, atendendo aos agricultores presentes. A tenda onde se encontravam os extensionistas rurais recebeu a visita de várias autoridades, entre elas o prefeito Fabinho Dutra, o secretário estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, e lideranças comunitárias.

Origem da cidade – Uma propriedade pertencente a José dos Santos de Oliveira, situada à margem direita do Rio Curimataú, por volta do ano de 1880, deu origem ao atual município de Barra de Santa Rosa.

O povoado teve início em 1888, quando pela primeira vez foi realizada uma feira livre ao pé de uma antiga quixabeira. O local era ponto de encontro de comerciantes e homens de negócios do Sertão, Brejo e outras regiões. Logo, muitas famílias foram fixando moradias no local. Sua Emancipação política aconteceu em 8 de maio de 1959.