Fale Conosco

5 de setembro de 2017

Ações da Emater demonstradas no Caminhos do Frio atraem visitantes



 

emater-caminhos do frio (5)As ações agropecuárias executadas pelo Governo do Estado, por meio da extensão rural em Alagoa Grande, no Brejo paraibano, se tornaram uma atração à parte durante a Rota Cultural Caminhos do Frio/2017, encerrada no final de semana no município com a tradicional cavalgada na sua 17ª edição, atraindo cavaleiros e amazonas da região.

Palestras técnicas, cursos e degustações de produtos da indústria rural caseira, como cocadas de abacaxi e licores e geleias de pimenta, atraíram centenas de visitantes, principalmente agricultores familiares interessados na troca de experiências e novos conhecimentos que possam contribuir para a oportunidade de trabalho, de geração de renda e de qualidade de vida.

emater-caminhos do frio (1)Nos dois estandes da Emater, instalados no ambiente do 4º Ruralfest e 1ª Festa do Cordeiro, além da demonstração de hortifrutigranjeiros, tubérculos, derivados do leite e sabores da pimenta, houve também uma amostra com degustação  do 1º Festival da Fava a ser lançado em breve na cidade para comemorar o aumento, nesta safra agrícola, em torno de 50%  das 240 toneladas colhidas no ano passado, segundo o secretário de Agricultura e técnico da Emater local, Paulo Luís dos Santos.

Durante o evento, realizado pelo Governo Municipal, o prefeito Antônio da Silva Sobrinho elogiou o trabalho dos agricultores José Azevêdo Guimarães e José Simplício Freitas, respectivamente, das comunidades Viração e Lagoa de Serra. Juntos, afora o cultivo de outras culturas, produzem cerca de três toneladas de fava.  Eles também receberam homenagens da Emater.emater-caminhos do frio (1)

O prefeito, que é engenheiro Agrônomo e profundo conhecedor do setor agropecuário, destacou a importância do Serviço de Extensão Rural no desenvolvimento econômico e social da Paraíba. Ele disse que a Emater de Alagoa Grande está prestando um serviço de qualidade na agropecuária local e enfatizou a agricultura familiar, que na sua opinião, tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento do município. “O apoio da prefeitura continuará sendo irrestrito para todos os agricultores, porque eles são essenciais para o progresso do município. Nossa missão é buscar mais alternativas e soluções para a sobrevivência do agricultor”, enfatizou.

Sob supervisão da coordenadoria regional da Emater em Guarabira, que tem à frente o extensionista José Pereira Filho, integram a equipe do escritório de Alagoa Grande os técnicos Paulo Luís dos Santos, José Airton Farias, Roberto Luiz de Oliveira e José Genuíno emater-caminhos do frio (3)da Nóbrega Medeiros. Entre as ações desenvolvidas, estão os programas de armazenamento de forragem, do Garantia Safra, de Energia Solar, de Educação Ambiental, do PNAE e PAA, além de aquisição de animais e outros investimentos rurais.