João Pessoa
Feed de Notícias

Acauã realiza resgate de paciente com parada cardiorrespiratória em Galante

sábado, 4 de junho de 2016 - 19:00 - Fotos:  Secom-PB

Uma ação rápida com uso do Acauã, helicóptero da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, resgatou na manhã deste sábado (4) um homem que teve complicações cardiorrespiratórias. A ocorrência, que envolveu a equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), aconteceu às 11h30, na BR- 230, no município de Galante.

De acordo com o capitão Rodrigo Cavalcanti, comandante de Operações Aéreas, o Samu entrou em contato com a equipe do GTA por conta de uma parada cardiorrespiratória no paciente João Candido da Silva, 75 anos. “De imediato nos deslocamos para o ponto indicado, na rodovia federal, a fim de resgatá-lo e encaminhá-lo para o Hospital de Trauma de Campina Grande, o que aconteceu em nove minutos. Agora o paciente está na UTI”, afirmou.

O Acauã tem uma autonomia de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora. Quanto ao espaço, a capacidade é para até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além da possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportadas, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.