João Pessoa
Feed de Notícias

Ação quilombola realizada na Paraíba é destaque em Portal do MDS

quarta-feira, 3 de abril de 2013 - 09:42 - Fotos: 

A Paraíba é destaque no portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por causa do mutirão de busca ativa, realizado em 36 comunidades quilombolas distribuídas em mais de 20 municípios do Estado.

A ação coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com prefeituras e o MDS, contou com cerca de 200 profissionais e cadastrou mais 1,3 mil famílias, de acordo com dados da Secretaria.

O mutirão, realizado de 18 a 28 de março, teve início na Paraíba e será realizado em outros estados brasileiros com intuito de cadastrar famílias quilombolas no Cadastro Único, para acesso a benefícios sociais, entre eles os de transferência de renda como o Bolsa Família.

Muitas famílias quilombolas vivem em locais de difícil acesso, quase isoladas dos centros urbanos, e por falta de informação, não estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e terminam perdendo benefícios que têm direito.

Trabalho de equipe – Para o sucesso da ação, no início do mês de março, a secretária Aparecida Ramos determinou que os técnicos da Secretaria capacitassem os profissionais que iam participar do mutirão com informações sobre como realizar e preencher o questionário do Cadastro Único com as famílias quilombolas.

Em paralelo, a equipe do Programa Cidadão, que também é da Sedh, iniciou as visitas às comunidades para emitir a documentação da população. “Foi um trabalho árduo, muitas vezes, as equipes tiveram dificuldades de chegar até às comunidades quilombolas, mas conseguimos vencer esta etapa e com certeza levaremos mais qualidade de vida para as pessoas que vivem nessas comunidades como é a meta do Governo do Estado”, afirmou a secretária Aparecida Ramos.

Clique aqui e confira a matéria publicada no portal do MDS.