Fale Conosco

4 de agosto de 2016

Ação itinerante chama atenção sobre doação de órgãos em João Pessoa



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes da Paraíba, participa, nesta sexta-feira (5), a partir das 12h, da abertura do projeto itinerante “Gesto de Herói – o poder de doar vida”, que chama atenção sobre a doação de órgãos. A ação acontece no Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa.

A campanha é realizada pelo Ministério da Saúde e a Fundação Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo (USP), e já percorreu os estados do Acre, Amazonas, Pará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.  Até o fim de 2016, ela seguirá pelas capitais de Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe. A exposição fica em João Pessoa no período de 5 a 14 de agosto.

A ação tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância do tema e, principalmente, colocá-lo em pauta nas discussões familiares. Isso porque a recusa da doação pela família ainda é uma grande barreira para potenciais doadores no país, principalmente, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

“A Central acolhe o projeto e espera que venha trazer bons resultados no que diz respeito às doações, visto que temos um alto índice de negativa familiar aqui no nosso estado”, disse a diretora geral da Central de Transplantes, da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro.

Durante os 10 dias, o estande do projeto ficará disponível para a população esclarecer as principais dúvidas relacionadas à doação e transplante de órgãos. Além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e pacientes transplantados, os visitantes contarão com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas em doação e transplante para responder perguntas.

O evento contará com a participação do coordenador geral do projeto, Leonardo Borges, e o coordenador de Enfermagem, Edvaldo Leal.