João Pessoa
Feed de Notícias

Ação fortalece segmentos esportivos e atende reivindicação de quase 30 anos das entidades

segunda-feira, 19 de abril de 2010 - 15:47 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) lançou na manhã desta segunda-feira (19), o Programa Pró-Esporte, no Hotel Caiçara, em João Pessoa. Na ocasião, 18 federações paraibanas receberam cartas de créditos correspondentes à transferência de um investimento total do Governo no valor de R$ 1.259.940,45, numa ação que vai fortalecer ainda mais os segmentos esportivos em todo o Estado. O evento também homenageou com a ‘Medalha do Mérito Esportivo’ o radialista e comentarista Ivan Tomás.

O ex-secretário da Sejel e atual superintendente do Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB), coronel Francisco da Silva, disse que essa é uma ação que vem preencher uma lacuna de quase 30 anos para ajudar as federações na Paraíba. “O Programa vai ajudar financeiramente, como está previsto na legislação, a 18 segmentos esportivos na Paraíba. Essas federações beneficiadas agora poderão caminhar com suas próprias pernas”, comentou.   
O presidente da Federação Esportes Aquáticos da Paraíba, Antônio Meira, ressaltou que os 500 atletas associados terão agora oportunidade de trabalhar de uma forma mais profissional. “O Programa é um divisor de águas porque vai possibilitar que os atletas tenham mais capacitação, melhores equipamentos e mais possibilidade de competir”, concluiu.  

Já Potengi Lucena, presidente da Federação Paraibana de Voleibol, disse que as associações federativas não tinham nenhum subsídio de governantes ou patrocinadores.  “Esse projeto que agora se concretiza com as cartas de crédito é um sonho que se tornou realidade. Cada federação elaborou seu projeto para obter o subsídio necessário e assim fazer esporte mais sério com base pedagógica e científica”, afirmou.   

Os recursos disponibilizados para as federações paraibanas no Programa Pró-Esportes serão repassados através das contribuições do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para repassar os recursos, os contribuintes precisam estar em situação regular com o Tesouro Estadual, sendo assim um patrocinador. O valor da contribuição tem que ser indicado pela Comissão de Avaliação do Faz Esporte (Capaz).

O Programa Pró-Esporte tem como objetivo promover o desenvolvimento do esporte amador em todo o Estado. Também vai apoiar a manutenção dos setores responsáveis pelo esporte amador nas federações esportivas, através do financiamento ou co-financiamento na realização das programações anuais de atividades esportivas amadoras. Patrocinará competições interestaduais, desde que o evento faça parte do calendário anual da confederação esportiva da modalidade.

Segue a lista de federações contempladas com o Programa Pró-Esporte:

Federação                                                               Valor
Federação Paraibana de Voleibol                          91.740,00
Federação Paraibana de Beach Soccer                   51.376,25
Federação Paraibana de Ginástica                        78.156,75
Federação Paraibana de Bicicross                         89.995,00
Federação Paraibana de Tênis de Mesa                72.754,00
Federação Paraibana de Basquetebol                   85.500,00
Federação Esportes Aquáticos da Paraíba              79.740,00
Federação Paraibana de Motociclismo                   68.238,00
Federação Paraibana de Para Quedismo               84.180,00
Federação Paraibana de Judô                              89.982,00
Federação Paraibana de Karatê-Do                       61.711,09
Federação Paraibana de Karatê Interestilo             59.614,00
Federação Paraibana de Taekwondo Interestilo      38.690,00
Federação Paraibana de Surf                               77.393,86
Federação de Remo da Paraíba                           26.000,00
Federação Equestre Paraibana                             90.000,00
Federação de Kung Fu do Estado da Paraíba         76.295,36
Federação Paraibana de Atletismo                       38.038,00
Total                                                           1.259.940,45

Gledjane Maciel, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB