João Pessoa
Feed de Notícias

Ação educativa marca Dia Estadual do Trânsito Consciente em João Pessoa

segunda-feira, 18 de novembro de 2013 - 11:48 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Uma ação educativa, no Ponto de Cem Réis, com a participação de vários órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito marcou, nesta segunda-feira (18), o Dia Estadual do Trânsito Consciente, em João Pessoa. No local foram montadas tendas para prestação de serviços básicos de saúde e dicas de primeiros socorros com simulação de atendimento às vítimas de acidentes de trânsito.

As equipes das Divisões de Policiamento de Trânsito e Educação para o Trânsito do Detran distribuíram material educativo sobre os riscos da mistura álcool e direção e sobre a Operação Lei Seca.

As crianças que passaram pelo Ponto de Cem Réis também visitaram a mini-cidade de trânsito, uma maquete que simula situações enfrentadas por passageiros, motoristas, motociclistas e ciclista. Os educadores também instalaram uma faixa de pedestre para dar dicas de travessia segura para adultos e crianças.

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, explicou que, além das campanhas educativas, o setor está permanentemente disponível para atender solicitações de prefeituras, escolas e empresas para a realização de palestras e outras atividades educativas. Para agendar as visitas, basta encaminhar ofício à Diretoria de Operações do Detran.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, disse que “o Governo do Estado tem investido grande parte dos recursos arrecadados com as taxas de serviços do órgão em campanhas educativas, ações de fiscalização e na modernização de equipamentos. No entanto, ele admitiu que todo este esforço será em vão se a sociedade não entender que a construção de um trânsito melhor exige que cada um reflita sobre como contribuir para a diminuição da violência no trânsito”.

Rodrigo, que também é o vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito, destacou a Operação Lei Seca como uma das principais medidas adotadas pelo Governo do Estado para evitar mortes no trânsito. Para ele, a integração das ações do Departamento Estadual de Trânsito e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), somada à aquisição de viaturas, contratação de agentes de trânsito concursados e intensificação das ações de fiscalização já resultou na abordagem de quase 38 mil veículos, em pouco mais de um ano.

Desde a criação, a Operação Lei Seca já flagrou 2.601 motoristas embriagados e prendeu 357. Porém, para o Major Rochester Vale, coordenador da operação, “o mais gratificante é perceber que a ação já provocou uma mudança de comportamento no trânsito que reflete a gradativa conscientização da sociedade paraibana sobre os riscos da mistura álcool e direção”.

No domingo (17) nas Três Ruas, no Conjunto dos Bancários, o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito” foi marcado por um comando educativo encerrado com uma missa, na Igreja Menino Jesus de Praga.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito é realizado no terceiro domingo de novembro de cada ano (em 2013 – 17 de novembro). A data foi criada em 1993 pela RoadPeace, uma organização de caridade do Reino Unido em prol das vítimas de acidentes rodoviários.