Fale Conosco

21 de setembro de 2013

Ação educativa marca aniversário de 1º ano da Lei Seca na Paraíba



detran lei seca9 portal 270x192 - Ação educativa marca aniversário de 1º ano da Lei Seca na ParaíbaAs ações de educação no trânsito e as blitze da Operação Lei Seca estão paulatinamente sendo ampliadas na Paraíba. O Governo do Estado tem investido em pessoal qualificado e na aquisição de veículos e equipamentos. Na manhã deste sábado (21) uma caminhada e um comando educativo marcaram as comemorações do 1º aniversário desta operação no Estado. Os eventos integraram a programação da Semana Nacional de Trânsito 2013, aberta no dia 18 com o tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito!”.

Centenas de pessoas e várias viaturas da Operação Lei Seca participaram da caminhada que saiu da Universidade Norte do Paraná (Unopar), no bairro de Mangabeira, e se encerrou na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, onde estandes estavam montados. No local a população recebeu panfletos e viu demonstrações sobre os cuidados que se deve ter no trânsito.

O funcionário público e músico Cândido Pessoa Coutinho, morador dos Bancários, avalia que a Operação Lei Seca de fato tem contribuído para que a violência diminua no trânsito. “Essa é uma das poucas leis que vejo que está sendo cumprida e tem sido de grande valia não só para o condutor, mas também para os pedestres. Espero que as atividades continuem ativamente para evitar a comunhão álcool-direção”.

Abimadabe Vieira, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, do Detran, afirmou que a determinação é que sejamdetran lei seca4 portal 270x192 - Ação educativa marca aniversário de 1º ano da Lei Seca na Paraíba ampliadas a fiscalização e a educação de trânsito no Estado. “A Lei Seca além de ostensiva ela também é educativa e deve ser intensificada em todas as regiões da Paraíba. Hoje estamos todos buscando a prevenção, essa é nossa intenção, evitar que o acidente aconteça, mudando comportamentos”. Doze viaturas da Operação Lei Seca participaram da mobilização neste sábado.

Audição é importante – Estudantes do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba participaram do comando educativo na Praça da Paz. A universitária Vânia Mendes disse que ela e outras colegas estão mostrando às pessoas, por meio de um projeto, o quanto é importante audição no trânsito.

O estudo da equipe está concorrendo a um prêmio nacional. “Realmente o ruído no trânsito é um problema de saúde pública e a população de modo geral não sabe o dano que causa à audição a poluição sonora”, ressalta Vânia.

A enfermeira Maíra Belli participou da caminhada e chama a atenção das pessoas sobre a necessidade da educação no trânsito ser levada a sério. “Conduzindo seu veículo é necessário que cada cidadão esteja sóbrio por isso a Lei Seca deve ser permanente em defesa da vida”.

detran lei seca11 portal 270x192 - Ação educativa marca aniversário de 1º ano da Lei Seca na ParaíbaDo comando educativo na Praça da Paz também participaram grupos de escoteiros, equipes do Corpo de Bombeiros, equipes de saúde e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Na Praça da Paz houve distribuição de material educativo sobre os riscos da mistura álcool e direção e demonstrações do teste de alcoolemia, além de apresentações de teatro de fantoche.

Lei Seca – A Operação foi criada em 21 de setembro do ano passado, quando o governador Ricardo Coutinho determinou a integração das ações de policiamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), com o objetivo de tornar as fiscalizações mais intensas e eficientes. Foram adquiridas viaturas equipadas com computadores interligados ao banco de dados do Detran e etilômetros (bafômetros) para facilitar a consulta dos dados dos veículos e condutores.

Em julho deste ano, quando o Governo do Estado contratou 108 servidores aprovados no primeiro concurso público da história do Detran, a Operação Lei Seca ganhou o reforço de 60 agentes de trânsito, o que vem permitindo a intensificação e a interiorização das ações.

O número de viaturas utilizadas pela Operação Lei Seca também passou de 28, na ocasião do lançamento, para 49.detran lei seca5 portal1 270x192 - Ação educativa marca aniversário de 1º ano da Lei Seca na Paraíba

Balanço – Desde que foi criada, em 21 de setembro do ano passado, a Operação Lei Seca já abordou 31.560 veículos e aplicou 27.127 testes do bafômetro. O número de flagrantes de motoristas embriagados chegou a 2.105 e 312 foram presos.