Fale Conosco

15 de junho de 2015

Ação do Governo da Paraíba é debatida durante Assembleia da Asbraer, em Mato Grosso



A iniciativa do Governo da Paraíba no plano da Gestão Unificada da Emater, Emepa e Interpa (GU), uma ação pioneira no País, foi tema de debate durante a 25ª Assembleia Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), ocorrida na quinta e sexta-feira (11 e 12), em Mato Grosso (MS).

A informação é do diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, que na ocasião, representou o presidente da GU, Nivaldo Magalhães. “A extensão rural brasileira está vivendo um momento de afirmação perante a sociedade, baseado na qualificação dos seus serviços, constatados pelos agricultores, e a experiência da Paraíba com a criação da Gestão Unificada, é um modelo pioneiro que está colhendo resultados positivos, em pouco mais de quatro meses de implantada”, destacou.

Entre outros temas, o evento discutiu a importância da extensão rural para o desenvolvimento da agricultura familiar no  Paíss, questões ligadas ao assessoramento de crédito financeiro do produtor rural, Plano Safra 2015/2016 e a situação de contratos e convênios. Integrou ainda a pauta do evento, o Seminário “Perspectivas de ATER Pública no Brasil” que contou com a participação do secretário da Agricultura Familiar (Saf), Onaur Ruano, representando o Ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com dados do MDA, a agricultura familiar hoje é a responsável por produzir a maior parte dos alimentos que chegam todos os dias à mesa dos brasileiros. Além disso, corresponde a 74% da mão de obra no campo e contribui com 33% do valor bruto da produção agropecuária.