João Pessoa
Feed de Notícias

Ação de Saúde na Cadeia Pública de Bayeux atende 20 reeducandos

terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 15:06 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) realizou mais uma ação de saúde em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade de Bayeux, na região metropolitana da Capital paraibana. Nessa segunda-feira (30), a equipe de saúde da Seap que trabalha na Cadeia Pública, em conjunto com o PSF do bairro do Sesi, em Bayeux, atendeu 20 reeducandas da unidade prisional com consulta médica, distribuição de medicamentos, exames de tuberculose e encaminhamentos para médicos especialistas.

O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, explicou que esse tipo de ação tem o objetivo de prezar pela qualidade de vida e dar condições dignas para todos os reeducandos das unidades prisionais da Paraíba. “Essa parceria com a Prefeitura de Bayeux vem auxiliar o trabalho realizado pela direção da cadeia da cidade, com o intuito de tornar a vida no cárcere mais digna, como também tratar da saúde dos que estão reclusos, seguindo as orientações dos direitos humanos e da Secretaria Estadual de Saúde”.

De acordo com a direção da Cadeia Pública de Bayeux, a ideia surgiu durante uma reunião conjunta entre a juíza das Execuções Penais da comarca de Bayeux, Conceição Marcicano, profissionais de saúde do PSF do bairro do Sesi e profissionais de saúde da cadeia da cidade, com apoio da Gerência do Sistema Penitenciário (Gesipe) e da própria Seap.

Desde que assumimos a direção que os apenados solicitavam atendimento médico e também ouvíamos queixas e reclamações de alguns doentes. Graças a essa parceria e ao apoio da Seap, conseguimos fazer esse trabalho e a meta agora é realizar esses atendimentos especializados pelo menos uma vez por mês”, disse o diretor da Cadeia Pública, Helder Candeia.