João Pessoa
Feed de Notícias

Ação de saúde marca programação do Novembro Azul na Empasa

quarta-feira, 18 de novembro de 2015 - 11:42 - Fotos:  Secom-PB

Depois do Outubro Rosa, com serviços dedicados às mulheres, agora foi a vez dos homens (servidores e comerciantes) da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) serem contemplados com ações de saúde do Novembro Azul. O objetivo foi alertar os homens, não só no mês da campanha, mas sensibilizá-los da importância da prevenção do câncer de próstata.

A ação contou com mais de 60 atendimentos e ocorreu na manhã desta quarta-feira (18) nas dependências da Empasa, quando foram ofertados os serviços de palestra sobre câncer de próstata; verificação de pressão arterial; teste de glicemia, HIV, sífilis, hepatite B e C; aconselhamento com psicóloga; atendimento médico (consulta/ solicitação de exames); orientações dos profissionais de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga e assistente social; e avaliação em saúde bucal, além de um lanche para os atendidos.

A fisioterapeuta e apoiadora da USF Riacho Doce, Cybelle Leite, demonstra preocupação com a população masculina, “Eles não têm o hábito de procurar os serviços de saúde de atenção primária, são resistentes e, na maioria das vezes, a falta de cuidados com a própria saúde gera um problema maior para o homem, com o agravamento de uma doença, e para o SUS”, enfatizou Cybelle.

A fisioterapeuta ressaltou ainda que, na atenção primária, são desenvolvidas diversas atividades voltadas à população pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).