João Pessoa
Feed de Notícias

Ação de guarda-vidas evita mortes por afogamento nas praias da Paraíba

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 - 17:22 - Fotos:  Evandro Pereira

A presença de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros em toda a orla marítima da Paraíba, principalmente na região metropolitana de João Pessoa, foi fundamental para evitar ocorrências de afogamentos com mortes, apesar do grande número de banhistas que frequentou as praias durante o feriadão de Natal e Ano Novo.

Durante o feriado de Fim de Ano, 33 pessoas foram retiradas das águas e salvas pelos guarda-vidas. Os casos aconteceram nas praias do Seixas, Gramame e Cabo Branco, todas na região metropolitana de João Pessoa, tendo as vítimas recebido os primeiros atendimentos por meio dos guarda- vidas e depois encaminhadas ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Outras ocorrências que precisaram da presença do Corpo de Bombeiros foram os acidentes automobilísticos. Um total de 46 atendimentos foi realizado, sendo a maioria em rodovias do sertão paraibano. Uma busca aquática ocorreu na região de Sousa.

Para oferecer maior segurança aos banhistas, o Comando do Corpo de Bombeiros determinou reforço do número de militares, inclusive dos equipamentos, tanto nos fins de semana como também na noite do dia 31 de dezembro em João Pessoa e Cabedelo por causa da festa de Réveillon. Somente na orla marítima da Capital foi registrada a presença de aproximadamente 300 mil pessoas.

Foram montados postos de salva-vidas e os bombeiros estão utilizando botes e motos aquáticas.  A distribuição de panfletos e pulseirinhas durante as blitzen realizadas em veículos, principalmente em ônibus e vans que chegavam do interior do Estado, foi fundamental para diminuir o número de ocorrências. Também houve distribuição nas praias do Seixas e Penha, para onde se dirigiram o maior número de turistas do interior.

De acordo com levantamento do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), durante as blitze realizadas no sábado (29) e domingo (30) foram abordados 323 veículos, distribuídas 628 pulseirinhas e 673 panfletos com informações de prevenção de acidentes nos meios aquáticos (praias, rios, açudes, piscinas).