João Pessoa
Feed de Notícias

Ação da SES leva vacina e exames médicos a policiais da Casa Militar

quarta-feira, 8 de junho de 2011 - 17:50 - Fotos: 

Vacinação, exame de câncer de próstata, teste de glicemia e consulta médica estão entre as ações que serão levadas pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (9), à Casa Militar do Governo. Trata-se do projeto “Vigilância no Quartel”, que visa levar serviços de saúde até os policiais. Desta vez, devem ser atendidos cerca de 100 homens. A primeira mobilização aconteceu no mês passado, no Corpo de Bombeiros de Marés, em João Pessoa, onde mais de 500 homens foram assistidos.

“É um momento muito importante porque o policial aparenta ser muito saudável. Por isso, costuma não se preocupar muito com a saúde. Então encontramos esta forma para levar até eles os exames principais que devem ser feitos anualmente para se detectar algum problema mais sério de saúde”, disse a gerente de vigilância em saúde da SES, Júlia Vaz. Os casos mais graves serão encaminhados para tratamento nos setores específicos.

Entre os serviços que estão sendo realizados tem também o teste para hepatite B, hepatite C e HIV. Uma equipe da SES dará orientações e distribuirá preservativos e material educativo.

Os exames de próstata (PSA) serão realizados nos homens com idade superior a 40 anos. Além da verificação da pressão arterial e teste de glicemia, também haverá realização do teste de Fagerstrom (que mede a dependência de nicotina no organismo dos fumantes).

Os policiais passarão também por avaliação de peso, altura e índice de massa corporal (IMC) e receberão aconselhamento sobre nutrição, enfatizando a importância de hábitos de vida saudável. Os policiais também serão vacinados contra a gripe sazonal e H1N1, hepatite B e tétano.