João Pessoa
Feed de Notícias

Ação Comunitária atende moradores do bairro Esplanada

segunda-feira, 14 de outubro de 2013 - 17:33 - Fotos: 

Dúvidas sobre Direito de Família, Cível e Consumidor foram as mais frequentes entre os moradores do bairro Esplanada, na Capital, que procuraram atendimento dos defensores públicos na 5ª Ação Comunitária realizada nesse fim de semana. Equipes da Defensoria Pública, Fundação de Ação Comunitária (FAC), Secretarias de Educação, Saúde, Detran, Polícia Militar e Secretaria de Desenvolvimento Humano ofereceram seus principais serviços neste sábado (13), na Praça Professor Adolfo Magalhães Neto.

A Defensoria Pública atendeu, das 8 às 14h, 16 pessoas que pediram orientação jurídica. A merendeira Isabel Vasconcelos foi saber qual o procedimento que deveria adotar para sanar um problema relacionado a Direito do Consumidor. Ela se queixou de receber uma cobrança indevida por assinatura de TV à Cabo. “Eu fiz o plano por um valor e quando da instalação do equipamento fiquei sabendo que seria uma mensalidade superior a acordada. Pedi cancelamento e só quatro dias depois é que fui atendida. Ainda cheguei a pagar pelos dias sem que tivesse usado”, desabafou.

A merendeira foi orientada sobre como proceder em um caso como esse pela defensora pública Fátima Marques, que coordenou a equipe da DP nesta Ação Comunitária. “O evento é importante porque leva os serviços de vários órgãos aos bairros, numa forma de facilitar o acesso das pessoas mais necessitadas, porque muitos não têm condições de ir ao centro da cidade, onde fica a Central de Atendimento da Defensoria, por isso estamos indo aos bairros atender a população,” disse a defensora.

Além das orientações jurídicas da Defensoria Pública, a população contou com os serviços da Fundação de Ação Comunitária (FAC), que disponibilizou oficinas de pintura em tecidos, oficinas de leitura; atendimento da Cagepa, principalmente com relação ao parcelamento de débitos; os moradores também tiveram acesso à emissão de documentos na tenda da Casa da Cidadania; alunos da Funad apresentaram capoeira e a criançada participou de atividades recreativas, como brincadeiras com pula-pula, piscina com bolas e músicas infantis.