João Pessoa
Feed de Notícias

Acadepol inicia cursos de pós-graduação em parceria com UEPB e Ministério da Justiça

sexta-feira, 28 de novembro de 2014 - 17:16 - Fotos: 

A Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) deu início, nesta quinta-feira (27), aos cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Estratégica de Segurança Pública e Inteligência Policial e Análise Criminal, dos quais estão participando 101 policiais. A formação é financiada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e acontece por meio de um convênio entre a Acadepol e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

As especializações têm 450 horas/aula e o corpo discente é formado por policiais que ocupam cargos de gestão e trabalham diretamente com Inteligência policial. Eles passaram por um processo de seleção coordenado pela UEPB, no qual foram analisados aspectos referentes a currículo, entrevista e projeto de pesquisa.

O reitor da universidade, Antônio Guedes Rangel Júnior, enfatizou a participação e o papel da instituição na sociedade e as parcerias estabelecidas com outros órgãos da administração pública. “A universidade está se entranhando cada vez mais na sociedade e fazendo o seu mister de trazer de fato conhecimento e ampliar essa contribuição para todo o Estado”, afirmou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, destacou que os órgãos operativos de Segurança Pública vivem um novo tempo, que valoriza a gestão e a capacitação de seus servidores. “A polícia nem sempre teve a importância que merece. Contudo, desde 2011, existe uma nova visão de futuro com o Programa Paraíba Unida pela Paz. Temos que nos preparar cada vez mais para exercer nossas funções e nós estamos fazendo isso. O trabalho quando é realizado em equipe e com o mesmo foco tem sucesso na prestação de serviço à comunidade”, frisou. O secretário ainda lembrou que a Acadepol é umas das instituições mais modernas do país em sua área e desde que foi inaugurada, em agosto de 2013, se tornou ambiente de constante formação de policiais.

Os cursos - A formação em Inteligência Policial e Análise Criminal tem como objetivo capacitar profissionais em teorias e métodos em inteligência policial e análise criminal, identificando técnicas do trabalho com a criminalidade e efetiva prestação de serviços à sociedade.

Já a especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública se destina a desenvolver servidores que possam formular estratégias e políticas de segurança pública visando a excelência na prestação de seus serviços, tratar a Segurança Pública como uma função administrativa, contribuir para que o gestor público desenvolva uma visão estratégica entre outros aspectos.