João Pessoa
Feed de Notícias

Acadepol ganha espaço reservado para atividades físicas

sexta-feira, 24 de julho de 2015 - 18:04 - Fotos: 

A Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) vai contar com um bloco reservado para saúde e bem estar dos integrantes da instituição. O espaço será reservado para atividades físicas, contando com sala de musculação e ainda uma área de defesa pessoal, com aulas de jiu-jítsu e outras artes marciais. As inscrições serão realizadas no site da Acadepol, com datas que ainda serão divulgadas.

De acordo com o delegado Bergson Almeida, diretor adjunto da Acadepol, antes de começarem as aulas, serão selecionados do próprio quadro da Polícia Civil, profissionais com formação em Educação Física. Isso será feito no intuito de ter instrutores em todos os horários disponibilizados para treinamento. “A ideia é buscar policiais que tenham conhecimento nessa área específica e que possam orientar e acompanhar aqueles que fizerem uso do espaço da academia de musculação. Vamos disponibilizar ainda avaliação física e médica antes de autorizarmos o início dos treinos”, disse Bergson.

A instalação do espaço de saúde e bem estar foi conseguido via um convênio no valor de R$ 80 mil entre o Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds). Ainda segundo o diretor adjunto da Acadepol, existe também no planejamento da Instituição a criação de uma clínica de fisioterapia e outra de odontologia, que prestarão serviços à comunidade policial.

“Desde o último curso de formação nós começamos a criação de um banco de dados contendo informações referentes à saúde dos policiais. Nele, colocamos as indicações de índice de massa corporal (IMC), peso, pressão e com isso pretendemos fazer um acompanhamento de saúde dos policiais civis do Estado. Vamos ampliando os dados, para que todo aquele que quiser fazer uso do espaço de atividades físicas tenha um histórico de informações que possam ajudar na prática de exercícios”, acrescentou.

JIU–JITSU – Já está funcionando o espaço para treino de Jiu-Jitsu da Acadepol. As inscrições estão abertas e quem estiver interessado basta acessar o site da instituição (www.acadepol.pb.gov.br) e escolher em qual turma pretende participar das aulas. O instrutor é o agente de investigação da Polícia Civil da Paraíba, Paulo Tarcísio Pessoa Jardim, de 32 anos. Ele conquistou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em 2015, na categoria ‘faixa preta adulto pesado’ (de até 94 quilos). A competição foi realizada na cidade de Barueri (SP) e contou com mais de 3.450 lutadores da arte marcial.

Tarcísio ingressou na Polícia Civil este ano e é bi-campeão sul americano, campeão brasileiro e vice-campeão mundial de Jiu-Jitsu.