João Pessoa
Feed de Notícias

Acadepol forma turmas de pós-graduação e realiza simpósio sobre políticas e sistemas de Segurança

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 - 17:50 - Fotos: 

A Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) realizou, nesta sexta-feira (18), a colação de grau de três cursos de pós-graduação, fruto de convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Colaram grau 97 concluintes dos cursos de especialização. Durante a manhã, também aconteceu o I Simpósio Internacional de Políticas e Sistemas de Segurança e de Defesa Social, com um seminário sobre o Combate ao Crime Organizado.

O evento contou com as presenças do secretário de Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, do delegado geral adjunto da Polícia Civil, Isaías Gualberto, do diretor da Academia de Polícia Civil, delegado Severiano Pedro, entre outras autoridades. O professor Luciano do Nascimento Silva representou o reitor da UEPB, professor Rangel Júnior.

“Esses cursos são muito importantes porque aproximam a Academia da Polícia da sociedade, visto que o conhecimento chega até a população por meio de ações dos agentes de Segurança. O saber é algo que deve ser compartilhado e a formação em cursos de pós-graduação mostra que a Polícia Civil está cada vez mais preparada”, destacou o secretário Cláudio Lima.

Já o delegado geral adjunto frisou as ações realizadas pela polícia judiciária. “Hoje a Polícia Civil da Paraíba se destaca na apreensão de drogas, de armas, investigações, na elucidação de crimes e trabalhos periciais, que exigem do policial um conhecimento apurado e diferenciado. Isso mostra que estamos crescendo como instituição”, afirmou Gualberto.

O professor Luciano do Nascimento falou da parceria de sucesso entre as duas instituições – UEPB e Acadepol – e pontuou a importância de a universidade compartilhar conhecimentos. “Temos saberes, mas temos que apreender também os nossos não saberes, que estão fora da universidade e são vivenciados pelos outros, nesse caso a Segurança Pública. São esses não saberes que se tornaremos também saberes dentro da UEPB”, explicou.

Parcerias – O diretor da Acadepol ainda falou que a instituição está continuamente capacitando seus integrantes. “No momento oferecemos outros dois cursos de especialização, na nossa grade de atividades. Esses cursos são realizados pela UEPB em parceria com a Academia, apoio do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado”, ressaltou o diretor da Acadepol.

Entre os cursos de pós-graduação realizados pela Acadepol estão Especialização em Direito Penal e Processual Penal, Especialização em Segurança Pública, e Especialização em Perícia e Investigação Criminal. Os cursos que estão em andamento são de Gestão Estratégica em Segurança Pública e Inteligência e Análise Criminal.