João Pessoa
Feed de Notícias

Acadepol forma mais de 4 mil profissionais de segurança pública

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015 - 08:37 - Fotos: 

Investimento em capital humano com formação e capacitação de policiais civis foi o foco das atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Academia de Polícia Civil da Paraíba. Em quatro anos, a Acadepol, como é conhecida, ganhou novas e modernas instalações na PB-008 e realizou cursos destinados à área de Segurança Pública. Nesse período, foram formados 62 delegados, 80 escrivães, 430 agentes de investigação, 189 motoristas policiais e 62 peritos criminais, além de outros profissionais que passaram a compor os quadros da Secretaria de Segurança e Defesa Social, como peritos médico-legais, odonto-legais, químico-Legais, técnicos em perícia e necrotomistas. Ao todo, foram criadas 203 turmas, totalizando 4.170 concluintes em diversos cursos oferecidos pela Acadepol na Paraíba.

Somente em 2014 foram realizados 26 cursos pela Acadepol, entre os cursos de formação de novos profissionais e os de qualificação, que incluem Análise Criminal, Investigação de Homicídios e Drogas Ilegais, Operador de Local de Crime, Formação de Docentes em Perícia Criminal I e II, Formação de Docentes em Tiro Defensivo, Operação e Manuseio de Submetralhadora SMT Taurus.40, Formação de Docentes em Toxicologia Analítica, entre outros cursos, contabilizando 569 profissionais formados em cursos de qualificação este ano. Nos cursos de formação foram mais 526 concluintes, que agora estão aptos a assumir suas funções nas delegacias em todo o Estado. “A base da matriz curricular é pautada no uso de novas tecnologias no combate ao crime e respeito aos direitos humanos”, ressaltou o delegado Severiano Pedro, diretor geral da Acadepol.

Ainda segundo Severiano, os cursos visam colocar no mercado profissionais mais qualificados e aptos a exercer qualquer função dentro do governo, nas áreas ligadas à segurança pública e dar uma resposta mais eficiente e rápida à sociedade. “Um exemplo é a capacitação para os comumente chamados ‘crimes cibernéticos’, um tipo de treinamento extremamente essencial nos tempos de hoje. O nosso dever é integrar não só conhecimentos teóricos e sim trabalhar com as novas tecnologias, buscando sempre nos atualizar e formar especialistas que tenham compromisso com a sociedade”, disse.

Além de formar e capacitar, a instituição vem efetivamente cumprindo seu papel, tornando-se um centro de estudos voltados à promoção contínua de pesquisas que apresentem soluções práticas para os problemas da Segurança Pública, tendo como suporte os cursos de pós-graduação realizados em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Estes cursos são voltados à Especialização em Direito Penal e Processual Penal, Segurança Pública e Perícias Criminais, entre outros.

Um dos pontos de destaque da programação deste período de quatro anos foi a inclusão de turmas do Projeto “Criança Cidadã” na programação de cursos da Acadepol. Para este projeto, a Instituição contou com o apoio do Governo Federal na liberação de recursos da ordem de R$ 4.937.524,94 para atender a 160 crianças e adolescentes carentes de 7 a 17 anos de idade matriculadas na rede pública de ensino.

Os recursos foram aplicados na aquisição de fardamento e material esportivo, fornecimento de três refeições diárias e adequação de área para a prática de esportes em escolas de bairros da periferia de João Pessoa, como o bairro de Mandacaru. O objetivo do projeto é reduzir os índices de criminalidade e violência nas comunidades por meio de atividades esportivo-sociais e por meio da prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas entre crianças e adolescentes carentes em estado de vulnerabilidade social.

Instalações modernas – Localizada na Rodovia Ministro Abelardo Jurema, PB 008, KM 07 – Jacarapé, em João Pessoa, a nova sede da Acadepol é uma das mais modernas do país e referência para todo policial que deseja aprimorar seus conhecimentos e realizar cursos ao longo da sua carreira.

Segundo o diretor geral da instituição, as instalações e toda estrutura pedagógica disponibilizada tem o propósito de incentivar os policiais a buscarem o seu potencial e serem avaliados para o alcance da excelência na prestação dos serviços. “Aqui encontramos ambiente propício para promover o encontro dos policiais de todas as regiões do estado da Paraíba e assim facilitar o debate e a troca de experiências, construindo uma instituição verdadeiramente conhecedora de suas demandas”, destacou Severiano Pedro.

Em suas novas instalações, a Acadepol mantém uma estrutura adequada às necessidades de formação dos profissionais da área de segurança pública, se configurando em uma das melhores academias do país. São 15 salas de aula equipadas com projetor multimídia, ar-condicionado, lousa, computador, 40 cadeiras, um birô e estrutura de rede de computadores e sistema de som.

Além disso, disponibiliza uma sala de apoio pedagógico, sala de professores, pátio para formatura e hasteamento de bandeiras, banheiros masculino e feminino, sala de diretoria com ambiente de espera, salas específicas para diretoria adjunta, coordenação pedagógica, coordenação administrativa, complexo de apoio administrativo, salas de arquivo, almoxarifado e dispensa de material, copa/cozinha com capacidade para 80 pessoas, sala para mecanografia, sala de reunião, núcleo de pós-graduação e núcleo de prevenção à violência.

Em outro bloco, possui auditório com capacidade para 300 pessoas sentadas, laboratório de informática com 30 computadores, sala de gerência de tecnologia da informação, refeitório com capacidade para 80 pessoas e cozinha industrial, além de uma área de convivência e alojamento com estrutura para comportar 80 pessoas em apartamentos com suítes e uma biblioteca.

Na área de esporte e lazer, a Acadepol disponibiliza para seus usuários um campo de futebol, sala de condicionamento físico, duas salas para aulas de defesa pessoal equipadas com tatame, além de um núcleo de saúde com gabinete para atendimento médico, psicológico e uma enfermaria.Para os policiais que desejam realizar treinamentos programados, é disponibilizado um stand de tiro, sala de armas e munições, stand para simulação de cenários, sala com simulador de tiro e um campo de treinamento para paintball.

Atualmente, a diretoria da Acadepol é formada pelos seguintes profissionais da segurança pública: Severiano Pedro (diretor geral), Bergson Vasconcelos (diretor geral adjunto), Anny Karoline Carneiro (diretora de ensino) e Marcelo Isidro (diretor administrativo). Mais informações sobre a Acadepol podem ser obtidas pelo site: www.acadepol.pb.gov.br