João Pessoa
Feed de Notícias

Acadepol capacita 60 policiais de 15 estados em Análise Criminal

sexta-feira, 28 de março de 2014 - 17:25 - Fotos:  Antônio David

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, concluiu, nesta sexta-feira (28), mais um curso de capacitação de 60 policiais, civis, militares e bombeiros militares na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), em Jacarapé, João Pessoa. O Curso de Análise Criminal teve duração de três semanas e foi ministrado também para policiais de outros 14 estados da federação. As aulas iniciaram dia 10 de março.

O secretário executivo da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, avalia que o Governo da Paraíba nos últimos três anos tem investido muito na segurança pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) hoje reconhece o empenho e a metodologia da Paraíba na formação e capacitação dos agentes de segurança. “O curso teve 128 horas/aula, três semanas intensas de aulas nos três turnos e alguns dos 60 alunos são de outros 14 estados brasileiros do Nordeste e outras regiões e o objetivo é garantir a integração e o conhecimento das polícias”, informou. Gestores da área de estatísticas e do Ministério Público Estadual também participaram dos cursos ofertados pela Acadepol.

De acordo com o secretário Jean Nunes, a segurança pública do estado avançou muito, imprimindo uma gestão focada nos resultados. A nova sede da Acadepol também tem sido um diferencial e referência por suas modernas instalações inauguradas pelo governador Ricardo Coutinho. “A capacitação tem transformado nossas polícias e transformando atitudes a gente consegue levar uma melhor prestação de serviços para a comunidade”, avaliou o secretário, que é delegado da Polícia Civil da Paraíba.

O diretor geral da Acadepol, delegado Severiano Pedro do Nascimento, destacou a importância do curso de Análise Criminal como ferramenta de produção do conhecimento policial, que inclui coleta de dados e processamento de dados, contribuindo para atuação do gestor. Ele disse ser um curso fundamental por conta da coleta de dados confiáveis, o processamento dos dados para o planejamento por parte dos gestores, o que considera importante tanto na parte preventiva da criminalidade quanto na parte repressiva do crime.

A academia também oferta o curso de Investigação de Narcóticos e de Homicídios. Em Campina Grande, foi concluído esta semana o curso de Operador de Local de Crime. “A Acadepol está em plena atividade com cursos de capacitação e iremos iniciar o curso de Formação de Formadores na área de planejamento operacional”, disse.

O diretor da Acadepol disse que os policiais de outros estados têm elogiado o conteúdo dos cursos e a excelente estrutura da academia por suas modernas instalações. O tenente Klarkson Hora Brito, oficial da Polícia Militar do Estado de Sergipe, avaliou que o curso de Análise Criminal tem disciplinas eminentemente para a prática da segurança pública nas ruas. Sobre a estrutura da Acadepol ele classificou como “perfeita”. Já a policial civil do Estado de São Paulo, Andréia Correia, disse que o curso de Análise Criminal foi muito bom para o dia-a-dia de sua profissão: “Eu aprendi tudo aquilo que não sabia nessa área”.

 O Governo do Estado fez a captação junto à Senasp de projetos que somam investimentos de mais de R$ 4 milhões para aplicação ainda este ano. A academia terá, dentre outras aquisições, uma sala de musculação, uma clínica de odontologia e uma piscina.

A Acadepol também oferta cursos de pós-graduação e já capacitou mais de dois mil profissionais desde 2011. Dentre os cursos de capacitação estão: perícia criminal, fotografia pericial, exames e perícias criminais, tática e abordagem policial, isolamento e preservação de local de crime, inglês instrumental I e II, toxicologia analítica.

Infraestrutura – A nova Acadepol, situada às margens da Rodovia Abelardo Jurema (PB-008), está disposta em três hectares de área construída, que abrangem bloco com 14 salas de aula, biblioteca, laboratório, bloco administrativo, auditório para 300 pessoas, refeitório, campo de futebol, gabinetes médico e psicológico e enfermaria. Além disso, ainda existe uma área de lazer e um complexo de tiro desportivo.