Fale Conosco

10 de dezembro de 2013

Acadêmicos e pescadores discutem tecnologias na Semana Náutica da Paraíba



Superando as expectativas de inscrições, mais de 120 pessoas entre estudantes, professores, pescadores e pesquisadores estão participando da Semana de Ciências no Mar (I Secimar), que faz parte da I Semana Náutica da Paraíba. As atividades começaram nesta segunda-feira (9) e lotaram o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

A I Secimar é uma realização do IFPB em parceria com o Governo do Estado. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da I Secimar e coordenador do Programa Sagres do IFPB, Ticiano Alves, na segunda-feira foram realizados dois workshops: um sobre o beneficiamento do marisco e outro sobre o uso dos tablets como instrumento auxiliar para a navegação. No entanto, a atividade que teve maior participação foi a mesa redonda sobre o Projeto Extremo Oriental das Américas, que visa desenvolver pesquisas cujos resultados sejam aplicados à conservação da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo e seu entorno.

“Realmente a mesa redonda foi um sucesso. Não só em relação ao número de pessoas, mas porque todos participaram ativamente da discussão. Além do mais, o público foi bem variado. Recebemos pescadores, estudantes e pesquisadores da área”, afirmou.

Nesta terça-feira (10), a programação da Secimar foi voltada para práticas de marinas e marinharia, pela manhã; e palestras sobre segurança na navegação amadora, lei de modernização dos portos e a importância da preservação do patrimônio histórico subaquático, no período da tarde. A partir das 19h, será promovido no CRPNM um workshop sobre Astronomia e Navegação, com a participação da Associação Paraibana de Astronomia.

Nesta quarta-feira (11), a Secimar será encerrada com um dia de ação social. É o projeto Pescando Sonhos, do IFPB, que levará vários serviços para a comunidade carente de Cabedelo. “As pessoas vão poder emitir documentos, fazer exames médicos e tirar dúvidas sobre aposentadoria, INSS e direitos trabalhistas”, explicou Ticiano Alves. Um ônibus será disponibilizado para levar as comunidades mais distantes ao CRPNM. Concomitante à ação social, a Secimar contará também com workshops e palestras. A noite será encerrada com uma mesa redonda sobre a construção de píeres na Paraíba.

A I Semana Náutica da Paraíba é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a PBTur, IFPB e representantes do setor náutico no Estado. O evento começou no último domingo e vai até o dia 15 de dezembro, com atividades culturais, de lazer, campeonatos de esportes náuticos e workshops.