João Pessoa
Feed de Notícias

Academia Paraibana de Música será reaberta no dia 15 de abril

terça-feira, 9 de março de 2010 - 10:21 - Fotos: 
Integrantes da Academia Paraibana de Música se reúnem nesta quarta-feira (10) no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Eles se preparam para eleger uma nova diretoria e escolher quem vai ocupar as cadeiras na academia, que ficaram vagas após a morte de alguns dos seus membros.

Os acadêmicos voltaram a se encontrar por iniciativa da Funesc, através do Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira. A reabertura oficial da Academia está prevista para o dia 15 de abril já com a nova diretoria.

 
A retomada das reuniões para reabertura da academia começou no mês passado. De acordo com um dos fundadores da entidade, professor Itapuan Botto Targino, os encontros são reuniões preparatórias para a eleição da nova diretoria.

“A academia é formada por 17 acadêmicos. Alguns já morreram e outros moram fora do Estado. Mas estamos convocando quem mora no Estado para, aos poucos, irmos retomando suas cadeiras e participando das discussões e dos trabalhos”, explicou o professor.

 
Itapuan Botto diz que “a Academia Paraibana de Música é um local de discussões constantes sobre a formatação e desenvolvimento da música, o estímulo à produção literária referente à música e a promoção de datas relacionadas a ela”. “Uma entidade assim não pode ficar fechada”, arremata.

A Academia Paraibana de Música foi idealizada pelo musicólogo e historiador Domingos de Azevedo, em 1996, mas estava com as atividades suspensas desde a morte dele, em maio do ano passado.

Assessoria de Imprensa da Funesc