João Pessoa
Feed de Notícias

Academia Paraibana de Música elege Nereuza Nery como nova presidente

sexta-feira, 19 de março de 2010 - 10:18 - Fotos: 

A professora Nereuza Nery de Luna Freire é a nova presidente da Academia Paraibana de Música. Ela foi eleita seguindo o regimento interno da academia, que orienta que em caso de morte do presidente, a primeira secretária deve tomar posse. Sendo assim, com vaga do cargo deixada com a morte do musicólogo e historiador Domingos de Azevedo, no ano passado, a acadêmica assumiu o cargo e a academia passou a ter uma nova gestora.

Como membro integrante da APM desde sua fundação, em 1996, a nova experiência motivou a professora Nereuza Nery. “Essa nova experiência é um sonho para mim, porque é a oportunidade de fazer alguma coisa pela música. Dentro de uma entidade como esta, nós podemos realizar debates como prática da liberdade musical, discussões, eventos. É uma forma de efetivar o trabalho musical, fazer contato com as outras academias, com os outros estados, fazer projetos, porque hoje tudo tem que ser comunicação”, afirmou.

Já à frente da presidência, Nereuza Nery realizou na quarta-feira (17), reunião com alguns integrantes para dar continuidade à organização da solenidade de reabertura oficial da academia, no próximo dia 15 de abril, às 18h, no Teatro Paulo Pontes. “No evento de reabertura, nós vamos fazer algumas homenagens póstumas a artistas importantes, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Livardo Alves, Canhoto da Paraíba, José Alberto Kaplan, Genival Macedo, Gerardo Parente, Domingos de Azevedo, Maestro Vilô e Isabel Burity. Será uma noite de homenagens e música.”, enfatizou o jornalista Ricardo Anísio, um dos membros da APM.

Atrações da reabertura da APM

Anísio também é o responsável pela produção do espetáculo musical que vai brindar a noite solene de reabertura da Academia Paraibana de Música. “O espetáculo vai se chamar ‘Som de Estrelas’ e terá como atrações a cantora lírica Ana Gouveia – acompanhada pela Orquestra de Violões regida pelo maestro Gladson Carvalho-, Diana Miranda, Isa Y Plá, Grupo Pérola Negra, Oliveira de Panelas e Jessier Quirino”, explicou o jornalista. O ingresso do show será 1 quilo de alimento não perecível para doação a instituições de caridade.

A reunião dessa quarta-feira aconteceu no Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira, no Espaço Cultural, local cedido pelo presidente da Funesc, Maurício Burity, para ser a sede da entidade. Entre os membros da APM, também estiveram presente o professor Itapuan Botto Targino e Edval Toscano Varandas, além da vice-presidente da Funesc, Ana Gouveia, a pianista Ivna Villamarim e a equipe do Centro José Siqueira – Aldeíres Maria Veras, Maria da Conceição de Medeiros Morais e Washington Alves da Rocha. Uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira (24).

Nova presidente

A recém eleita presidente da Academia Paraibana de Música, professora Nereuza Nery de Luna Freire, é paraibana, natural de João Pessoa, filha do educador Manoel Nery e Creusa Nery. Formada em piano pela Universidade Federal da Paraíba, realiza pesquisas sobre música popular. Sobre o novo desafio de assumir a presidência da APM, ela afirma estar realizando um sonho. “Sou uma apaixonada pela música. Assumir essa vaga é um grande sonho e substituir Domingos de Azevedo é gratificante. Ele era um homem simples, trabalhador e que gostava de música. Acho que o segredo está aí: nós da academia não precisamos ser um intelectual em pesquisa musical, mas tem que gostar do que fazemos e a minha vida é com a música.”

Da Assessoria de Imprensa da Funesc