João Pessoa
Feed de Notícias

Abril registra chuva entre normal e abaixo da média na PB, diz Aesa

segunda-feira, 17 de maio de 2010 - 16:18 - Fotos: 
O mês de abril representou o início do período chuvoso sobre o setor leste paraibano, que engloba as regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Em 2010, as chuvas nesse mês foram mais significativas do que as registradas durante março, quando ocorreram altos desvios negativos, conforme revela a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). Mesmo assim, a irregularidade tanto espacial quanto temporal desta variável continuou preponderante durante abril.

A região do Sertão destacou-se como a mais favorecida pluviometricamente, acumulando em média 192,4mm (9,8% acima da climatologia) sendo seguida pelo Litoral e Sertão, com 170,6mm e 150,5mm, respectivamente, regiões que ficaram com chuvas em torno de 21% abaixo do valor médio histórico para essas localidades.  

Os dados observados e suas respectivas médias históricas para as seis regiões pluviometricamente homogêneas da Paraíba registraram que as chuvas ficaram de normais a abaixo da média em todo o Estado.

Os maiores desvios negativos de precipitação foram, em média, registrados na região do Cariri/Curimataú (-38,6%).  Já o Agreste, embora tenha apresentado baixos índices pluviométricos (96,6mm), encerrou o mês próximo à média histórica que é de 106,1mm.

Milena Feitosa, Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa)