Fale Conosco

27 de agosto de 2012

ABIH afirma que investimento na infraestrutura turística é caminho certo para desenvolvimento



Representantes dos setores de turismo e comércio afirmam que investir em infraestrutura turística é a chave para consolidar a Paraíba como destino turístico. Segundo eles, a construção do Centro de Convenções, cuja primeira etapa foi inaugurada neste domingo (26) em João Pessoa, indica que o Governo do Estado está trilhando o caminho correto para dotar o Estado das condições que vão atrair visitantes e novos investimentos.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-PB), Tadeu Pinto, o Salão de Feiras e Eventos, entregue no domingo, já tem uma grande importância para movimentar o turismo e irá compor um conjunto poderoso quando estiveres concluídos os demais itens do empreendimento, com previsão de entrega em junho de 2013.

O presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços da Paraíba, Marcone Medeiros, destacou que o Centro de Convenções dá a João Pessoa um dos melhores equipamentos do Norte e Nordeste para o  turismo de eventos. “Teremos turistas nos visitando durante os 365 dias do ano por causa das feiras, dos seminários e congressos que haverão de se realizar. Aqui é dada uma infraestrutura para que João Pessoa se  torne um dos grandes destinos do Brasil”, avaliou.

O artista e secretário de Cultura, Chico César,  disse que o Estado carecia de um espaços como o Centro.

Público gostou – Quem foi à inauguração elogiou o conforto do ambiente. Projetado para ter ventilação natural sem a necessidade de climatização, o Salão de Eventos se manteve com clima agradável. “É excelente esse sistema, a gente não sente calor, mesmo com essa multidão”, avaliou Maria da Paz do Nascimento.

O Salão de Feiras e Exposições inaugurado neste domingo possui cerca de 20 mil metros quadrados de cobertura. É uma estrutura moderna, com cobertura térmica e acústica, que não produz barulho em dias de chuva. A conclusão da segunda parte da obra deve ocorrer em junho de 2013.

O Centro de Convenções será composto por quatro edificações: o mirante (em fase de conclusão), o salão de exposições (já inaugurado), o centro de congressos e o teatro. O complexo está sendo erguido às margens da rodovia PB-008, em Jacarapé.

No prédio do mirante está sendo construído um restaurante, que foi visitado pelo governador Ricardo Coutinho e demais autoridades antes da inauguração do Salão de Feiras. O mirante estará localizado a 55 metros de altura, o equivalente a um prédio de 17 andares.

A partir do Centro de Convenções, a Paraíba terá condições  de disputar grandes eventos, como convenções para até cinco mil pessoas. O equipamento vai impulsionar a construção de novos hotéis e restaurantes em João Pessoa.

Centro de Convenções já tem eventos agendados

O Salão de Exposições inaugurado no domingo iniciará suas atividades com a realização do 2º Festival de Turismo de João Pessoa nos dias 28 e 29 de setembro. Este evento vai trazer à capital profissionais de agências e operadoras da Bahia, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de agentes de turismo de outros estados brasileiros. Nos dois dias o evento vai reunir cerca de 3 mil pessoas.

Claudio JS Júnior, diretor comercial do 2º Festival de Turismo de João Pessoa, avalia que o Centro de Convenções chega para potencializar o turismo de eventos na Paraíba, beneficiando vários setores.

Para este evento de médio porte, a organização do festival reservou 12 hotéis para os 500 convidados. Cem pessoas foram contratadas para atuar diretamente no evento, sem contar os postos de trabalho terceirizados. O evento terá 100 estandes e será aberto ao público no segundo dia.

Supermercadistas – No mês de outubro cerca de 12 mil pessoas deverão visitar a 8ª Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper 2012), evento que acontecerá no período de 22 a 24.

Serão 80 estandes de 250 indústrias e prestadores de serviços de todo o país. O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, acha que o Centro de Convenções é um equipamento que faltava à cidade de João Pessoa para eventos de médio e grande porte, e que impulsionar o turismo de eventos e negócios. A 8ª Consuper deve gerar negócios da ordem de R$ 60 milhões.