João Pessoa
Feed de Notícias

Abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares acontece nesta terça-feira

terça-feira, 31 de maio de 2011 - 11:43 - Fotos:  Divulgação

A solenidade de abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares de 2011, etapa de João Pessoa, terá início nesta terça-feira (31), a partir das 16h, no ginásio do Colégio Marista Pio X. Em Campina Grande, a abertura acontecerá na quarta-feira (1º), às 17h, no ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Os Jogos Escolares e Paraescolares, categoria 12 a 14 anos, são realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e Secretaria de Estado da Educação (SEE), no período de 31 de maio a 9 de junho, nas 12 regionais de ensino do Estado.

A novidade para este ano é a inserção do Badminton no rol de modalidades já existentes. Ao todo, serão 12 modalidades disputadas, como o Basquete, Futsal, Futebol de Campo, Voleibol, Handebol, Natação Atletismo, Ciclismo, Tênis de Mesa, Judô e Xadrez.  O Badminton é um esporte praticado de forma individual ou em duplas, semelhante ao Tênis e ao Vôlei de Praia, praticado com raquete e peteca.

O secretário Fábio Maia (Sejel) enfatizou o papel dos Jogos Escolares como ação de inclusão social: “Nossa proposta é formar futuros campeões para representar a Paraíba em competições nacionais e internacionais”, disse. Ele lembra que no ano passado o evento foi executado por uma empresa contratada em outro estado, mas que agora a própria Secretaria vai se encarregar. “Nós temos uma equipe competente para isso, então vamos usá-la no intuito de fazer um grande trabalho. Neste ano, instituímos o badminton no calendário de jogos para motivar a prática do esporte, que já está nas Olimpíadas Escolares Brasileiras”, completou.

Jogos Paraescolares – Os Jogos Paraescolares serão disputados em oito modalidades: atletismo, natação, judô, tênis de mesa, bocha, voleibol sentado, goalball e futsal de cinco.

Campeão paraibano – Os campeões de cada regional irão disputar o título paraibano entre si, numa etapa que envolverá todos os 12 campeões. O vencedor da etapa estadual representará a Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).