João Pessoa
Feed de Notícias

Abertura do 2º Fórum de Pedagogia da UEPB registra recorde de público

quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 17:33 - Fotos: 
O 2º Fórum Internacional de Pedagogia (Fiped) foi aberto na noite da quarta-feira (25) no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande, registrando um público recorde. O evento, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), incentiva o debate entre alunos, professores, pesquisadores e demais interessados, acerca de ações de fomento que estimulem a prática da iniciação científica no campo pedagógico, durante a graduação.

O evento teve início com uma calorosa recepção aos participantes, realizada pela Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa. Durante a execução do Hino Nacional, o comitê organizador inovou ao realizar um canto ‘celebrado’, que aconteceu graças ao trabalho conjunto e harmônico da intérprete em Libras, Helena Virgínia, e da cantora Shirley Barbosa, professora da UEPB.

Em suas palavras iniciais, a presidente do comitê, Cristina Nepomuceno, agradeceu a participação e a presença de todos, além do número recorde de inscritos. Ela destacou ainda o apoio da reitora da UEPB, professora Marlene Alves, para a realização do evento e disse que o 2º Fiped representa “a consolidação da Pedagogia na vanguarda das ciências e da pesquisa em educação, reunindo, em torno de um único objetivo, pesquisadores de todo o Brasil e de outros países”.

O ponto alto da noite foi a conferência de abertura com o professor doutor Félix Rodrigues, da Universidade dos Açores, em Portugal, que abordou o tema ‘A escolha do objeto de pesquisa’. No encerramento da solenidade, houve a apresentação cultural do grupo da UEPB, ‘Acauã da Serra’.

O 2º Fiped acontece até esta sexta-feira (27) e conta com uma programação vasta de palestras, mesas-redondas, 32 oficinas e 36 grupos de trabalhos. Mais informações pelo site www.forumdepedagogia.com.

Compuseram a mesa de abertura do encontro, além da presidente do comitê, Cristina Nepomuceno, o pró-reitor de Planejamento da UEPB, professor Rangel Júnior; a presidente da Associação Internacional de Pesquisa de Graduação em Pedagogia, doutora Maria Lúcia Sampaio; os professores do Centro de Educação da UEPB, Alberto Moura, Antônio dos Santos e Inácio Macedo; o presidente do Sindicato dos Docentes da UEPB, José Cristóvão; e representando a prefeitura de Campina Grande, a doutora Kátia Cristina.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB