Fale Conosco

25 de maio de 2013

Abertos os Jogos Escolares e Paraescolares da 1ª Região de Ensino



 

see e sejel abertura dos jogos escolares na capital foto gilvan gomes 49 1 270x202 - Abertos os Jogos Escolares e Paraescolares da 1ª Região de EnsinoForam abertos na tarde desta sexta feira (24), no ginásio do Colégio Marista Pio X, os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2013, etapa de 12 a 14 anos, da 1ª Região de Ensino. A solenidade teve início com uma apresentação do grupo cultural do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, que comoveu o público com a dança em cadeira de rodas.

see e sejel abertura dos jogos escolares na capital foto gilvan gomes 84 1 270x202 - Abertos os Jogos Escolares e Paraescolares da 1ª Região de EnsinoEm seguida, foi a vez das 110 instituições de ensino participantes dos Jogos fazerem a festa com o desfile das delegações. O juramento do atleta ficou a cargo de Ayrton Pinheiro, que estuda no Geo Sul, atual campeão das Olimpíadas Escolares Brasileiras na modalidade de luta olímpica. “Foi um momento marcante para minha vida representar todos os atletas no juramento. A vontade sempre é de ganhar, mas sei da importância do lema que o importante é competir”, disse o atleta.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, que abriu oficialmente os Jogos, destacou que o Governo do Estado vai continuar investindo no desporto escolar e paraescolar da Paraíba. “Neste ano de 2013 o investimento está sendo elevado para que os Jogos Escolares possam ser realizados de forma mais ampla do que nos outros anos. Aproveito a oportunidade para ressaltar que esse investimento vai continuar crescendo a cada ano com o intuito do esporte continuar forte na Paraíba”, frisou.

see e sejel abertura dos jogos escolares na capital foto gilvan gomes 63 11 270x202 - Abertos os Jogos Escolares e Paraescolares da 1ª Região de EnsinoNa solenidade de abertura, o acendimento da tocha olímpica foi aplaudido e outro momento marcante aconteceu no hasteamento das Bandeiras Nacional e da Paraíba, pelos alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM)  ao som do Hino Nacional. “Esse é um dos momentos que mais marcaram a abertura dos Jogos. De parabéns a todos pelo show de organização”, concluiu o secretário da Juventude, Esporte e Lazer.

A abertura dos Jogos Escolares da 1ª Região ficou marcada também pela homenagem à professora Vera Lucena, que recebeu a Comenda de Mérito see e sejel abertura dos jogos escolares na capital foto gilvan gomes 69 1 270x202 - Abertos os Jogos Escolares e Paraescolares da 1ª Região de EnsinoEsportivo Tarcísio de Miranda Burity. Ela colaborou para que os Jogos Escolares fossem iniciados na Paraíba na década de 70 e ainda uma das fundadoras do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. “Estou muito grata por ter sido lembrada pelos serviços prestados à história dos Jogos Escolares. Me sinto orgulhosa como paraibana, de ver uma festa tão linda e prestigiada como esta”, afirmou a homenageada.

Ainda marcaram presença no evento a gerente da 1ª Região de Ensino, Wleika Aragão, que representou a secretária Márcia Lucena, titular da see e sejel abertura dos jogos escolares na capital foto gilvan gomes 15 1 270x202 - Abertos os Jogos Escolares e Paraescolares da 1ª Região de EnsinoSecretaria de Estado da Educação (SEE), o presidente da Federação Paraibana de Voleibol, Potengi Lucena, além de diretores e técnicos das escolas de João Pessoa e região metropolitana. Mais de cinco mil atletas se inscreveram nos Jogos deste ano, que mais uma vez são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, em parceria com a SEE.

As competições terão duas semanas de duração e iniciam neste sábado (25) com as disputas do judô, no ginásio Ronaldão.